A importância de definir a persona para vender mais!

Marketing Digital
A importância de definir a persona para vender mais!

 

Primeiramente vamos entender o que é uma PERSONA:

Segundo à Resultados Digitais:

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e características demográficas dos seus clientes. Assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Segundo a Rock Content:

Persona, para o marketing, é um perfil semificcionail que representa o cliente ideal de uma empresa. Ele é criado para ajudar seu negócio e compreender melhor quem é o cliente e o que ele precisa.

As personas permitem estratégias de Marketing mais acuradas.

 

Para a Silício PublicidadePERSONA” é o cliente que gostaríamos de ter todos os dias nos pedindo um orçamento. Aquele homem ou mulher que estão em busca de soluções em mídia on-line, querendo obter sucesso em MARKETING DIGITAL e vender mais os seus produtos. Isso tudo com o auxílio de uma consultoria de marketing digital que possa traçar suas estratégias e que estejam dispostas a investirem em um planejamento a longo prazo para vender mais, ou se quiserem acelerar o processo, investirem em mídia paga.

 

Porém, essa definição não seria propriamente para uma PERSONA, mas sim para um público-alvo. 

Qual então é a diferença entre PERSONA e PÚBLICO-ALVO?

Na nossa visão e da Rock Content:

Público-alvo:
definição ampla;
não fala sobre hábitos;
não se refere a alguém específico;
pessoas que podem querer o seu produto.

Buyer persona:
definição específica;
detalhes sobre hábitos e trabalho;
personagem específico;
consumidor ideal.

Partindo deste princípio, para definirmos uma persona, devemos imaginar um cliente perfeito e este cliente perfeito deve ter uma profundidade mensurável. Precisaremos entender como ele(a) pensa, o que ele(a) gosta, quais são as suas pretensões, que tipo de pessoa ele(a) é, o que ele ou ela gosta de ler ou fazer, ou seja, precisaremos idealizar essas pessoas com seus mais minuciosos detalhes. Aí então poderemos achar pontos de conexão entre este cliente ideal fictício e o que queremos atrair para fazer parte da nossa campanha.

Definir esta PERSONA requer estudo, conhecimento; o exercício de pensarmos “fora da caixa”, pois não basta imaginarmos o cliente que sua empresa deseja. Precisaremos idealizar um cliente que precise sanar o seu problema, sua dor e apresentar-lhe uma solução.

Desta forma, precisaremos então desmistificar sua pretensão de cliente ideal e pensar em como a pessoa criaria a empresa ideal para ajudá-lo (a) a sanar sua “dor”.

Ao criar uma PERSONA IDEAL para sua empresa, precisaremos entender que se alguém quer achar sua empresa, precisamos entender como ele(a) vai encontrá-la.

Um texto excelente que li esta semana de um profissional hoje, referencial  e que está se despontando na área de MARKETING DIGITAL no cenário brasileiro, escreveu:

“Muito prazer, eu sou o seu cliente.

Eu pesquiso no Google antes de comprar.

Consulto os amigos por WhatsApp para saber a opinião sobre seu serviço.

Busco avaliações no Reclame Aqui e no Facebook para saber se posso confiar em você.

Mas não venha me falar do seu produto, das características técnicas, sendo bem sincero, eu não dou a mínima para o que ele faz.

Agora se você quiser conhecer os meu problemas, os obstáculos que estão me impedindo de chegar onde eu quero, sou capaz de pagar até o que eu não tenho para contratar sua solução.

Me prove que você não será apenas mais um custo no meu financeiro. Que além da solução e vou aprender com você como: gastar menos dinheiro, ganhar mais dinheiro ou correr menos risco.”

A cada nova oportunidade de vendas que aparece eu me conto mentalmente essa história, funciona tanto que hoje eu não tenho mais agenda.

O paradigma mudou. Produtos vêm e vão. A unidade de diferenciação hoje é a sua capacidade de gerar valor para o seu cliente.

Texto: Thiago Reis – Founder na Growth Machine

Tendo isso em mente, entender a “DOR” ou o “SONHO”  do meu futuro cliente baseado na minha solução, faz toda diferença na hora de criar a persona para as campanhas que iremos fazer.

Para que possamos achar a PERSONA IDEAL, precisaremos entender de “GENTE”!

Isso mesmo, o MARKETING DIGITAL é feito para pessoas, seus hábitos, suas formas de se RELACIONAR com outras pessoas, onde elas frequentam, que ambiente é mais propício para achá-las e para falar com elas, ou simplesmente chamar a atenção delas.

Então novamente vou reescrever a definição da SILÍCIO PUBLICIDADE PARA PERSONA:

Visão Público Alvo:

Pessoa (Homem ou Mulher) ;

Que tem uma DOR ou UM SONHO;

Que busca uma solução para sua DOR, ou seu SONHO;

Visão PERSONA IDEAL:

JOÃO, 38 ANOS, formado em Turismo, Dono da Ecotur (empresa de Turismo), não tem um site, abrindo uma nova empresa, não tem tempo para fazer o MARKETING DIGITAL da sua empresa. Ele tem vontade de crescer, frequenta ambientes corporativos em busca de melhorar seus processos, busca empresas que possam fazer o MARKETING DIGITAL da sua empresa, TEM REDES SOCIAIS, já tem uma lista de clientes. Tem uma mente empreendedora, tem conhecimento de que se leva tempo para desenvolver um projeto de MARKETING DIGITAL. Possui verba para investir em MARKETING DIGITAL, tem disponibilidade de contato, é a pessoa que decide, tem noção de que precisa participar do processo, sabe que tem que treinar seu time para uma mudança na forma de trabalhar, entende o processo de implantação de um MARKETETING DIGITAL com foco em vendas, gostaria de vender mais utilizando a internet para isso. Esta a procura nos buscadores por empresas ESPECIALIZADAS EM MARKETING DIGITAL, pesquisa nas redes sociais sobre Marketing Digital, PRECISA DE UMA CONSULTORIA PARA FAZER SUA EMPRESA CRIAR UMA PRESENÇA ON-LINE!

Quer criar uma presença on-line para sua empresa, quer vender mais, quer novos clientes, quer saber quem são seus clientes e como se comunicar com eles.

Baixe o gerador de persona e use em seus trabalhos.

Seu grande desafio é desenvolver um site, fazer este site vender seus produtos, estar presente nas redes sociais, achar novos clientes e vender seus produtos e serviços para estes clientes.

Algumas características que utilizamos para definir as personas aqui na Silício Publicidade:

Dados Pessoais:

  • Nome da persona (fictício)

  • Idade

  • Sexo

  • Estado Civil

  • Filhos/Número

  • Localização

  • Ocupação

  • Cargo

  • Salário Anual

  • Escolaridade

  • Outros

Metas e Valores:

  • Metas

  • Valores

Fontes de Informações:

  • Livro

  • Revista

  • Blog/Site

  • Conferências

  • Gurus

  • Outros

Desafios e Necessidades:

  • Desafios

  • Necessidades

Objeções e Hábitos

  • Objeções

  • Hábitos

Foto

  • Foto

Finalizando,  de acordo com o nosso título, “A importância de definir a persona para vender mais!” Definindo a persona ideal, iremos traçar as campanhas, fazer as publicações em mídias pagas ou orgânicas com foco nas características da “PERSONA” e com isso ter uma possibilidade maior de achar futuros clientes e assim vender mais!

Tendo isso em mente, o próximo passo é criar a JORNADA DE COMPRA do cliente ideal.

Para definir a JORNADA DE COMPRA, precisamos passar por algumas etapas:

Aprendizado e Descoberta;

Reconhecimento do Problema;

Consideração da Solução;

Decisão de Compra.

Mas isso, iremos tratar numa nova postagem, acompanhe nossas publicações para ficar por dentro das novidades.

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Texto:

Márcio Canto

CEO da Silício Publicidade