MARKETING DIGITAL com foco em VENDER!

Marketing Digital
MARKETING DIGITAL com foco em VENDER!

Para iniciar nosso papo, precisamos entender algumas definições.

O que é Marketing Digital?

Segundo Wikipédia:

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Segundo a Resultados Digitais:

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

E ainda:

Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos

Duas explicações muito boas para o que é MARKETING DIGITAL. Porém, na SILÍCIO PUBLICIDADE pensamos que o marketing digital foi uma adequação às modificações causadas pela internet. Com as pessoas usando cada vez mais a internet e principalmente as redes sociais, o MARKETING, precisou se adequar e se tornar digital, com esta adaptação as formas de fazer marketing, foram evoluindo e se adequando às novas linguagens da internet. Acompanhamos essa evolução há muitos anos, mas atuando na área de marketing digital há 10 (dez) anos. Percebemos e montamos uma visão nossa sobre as formas de criar uma presença on-line e entender onde se encaixam as peças neste quebra-cabeça.

Com base em nossa visão, a primeira coisa a pensar, é como ATRAIR as pessoas para nossas postagens nas redes sociais, para os nossos sites, para os nossos blogs, VIA BUSCADORES, pelas palavras chave, ou até mesmo por anúncios, nas rádios e televisão e em mídias impressas, JORNAIS, REVISTAS ETC. Ai entra o primeiro desafio, criar conteúdos com qualidade e chamar a atenção das pessoas para o que queremos VENDER. Porém, hoje, não pensamos só em oferecer o produto, pura e simplesmente, temos a visão que precisamos criar um RELACIONAMENTO com nosso futuro cliente, tendo em mente que precisamos entender melhor esse cliente, o que ele gosta, como ele usa a internet para comprar produtos, que tipo de produtos ele gosta, que produto seria irresistível para ele comprar, mas quando pensamos em ATRAIR pessoas, pensamos também em que tipo de pessoa queremos ATRAIR, para que possamos facilitar um pouco nosso serviço. Para isso iremos criar uma PERSONA (imagem do cliente ideal) para o nosso produto. Assim, iremos ATRAIR pessoas parecidas com a nossa PERSONA.

Após criarmos campanha para atrair, precisamos pensar em nos relacionarmos com este Futuro Cliente (LEAD), claro que podemos nos relacionar com este cliente por e-mail, telefone, chat, whatsapp, formulários do site, e muitas outras formas, mas hoje entendemos que não basta conversar e ser o melhor amigo do LEAD, temos que entender que o MARKETING e o profissional de MARKETING, mudou, ele agora não só apresenta o produto, mas ele assumiu o papel de entender qual o SONHO ou a DOR do LEAD.

Para isso temos de ter em mente,

De posse deste entendimento, iremos nos RELACIONAR com o LEAD e percorrer uma JORNADA DE COMPRA, onde iremos entender o que ATRAIU este LEAD para que pudéssemos nos relacionar, que foi a etapa de APRENDIZADO E DESCOBERTA. Entendendo o que atraiu este LEAD iremos descobrir o SONHO ou a DOR que esse futuro cliente tem, que seria a etapa de RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, depois de reconhecer o problema, iremos apresentar a CONSIDERAÇÂO DA SOLUÇÂO, onde iremos demonstrar que podemos solucionar seu problema, ou realizar o seu sonho com o produto ou serviço que ofereceremos para o LEAD, mas precisamos estar certos que este futuro cliente está preparado, se já está pronto para a DECISÂO DE COMPRA que é a hora onde iremos ver se todo o trabalho executado até aqui vai gerar o resultado que almejamos.

Claro que precisamos entender que todo este processo se deu com base em um FUNIL DE MARKETING DIGITAL COM FOCO EM VENDAS, que observamos nas etapas de ATRAIR, CONVERTER, RELACIONAR, VENDER e ANALISAR.

Como demonstrado na figura acima, mas como tudo isso vai ser executado?

Primeiro precisamos ter uma forma de guardar as informações destes LEADS, no início usávamos vários programas, aplicativos grátis, sites que forneciam LANDING PAGES (páginas com o formulário) para que pudéssemos ter o e-mail e o nome pelo menos das pessoas que preenchiam o formulário.  Isso era complexo, pois tínhamos informações dispersas e em vários lugares, hoje nós assim como o MARKETING DIGITAL, evoluímos para uma ferramenta tudo em um, onde temos o que precisamos em um só lugar.

Esta ferramenta nos auxilia em todo o processo e nos dá a possibilidade de acompanhar os nossos LEADS em todo o processo, enviar E-MAILS, criar FLUXOS de E-MAILS, e gerar relatórios de abertura destes e-mails, visualizar o progresso do processo e medir os resultados de todas as etapas do nosso processo. Isso veio a melhorar e muito a forma como nos comunicamos e como fazemos o MARKETING DIGITAL COM FOCO EM VENDAS NA SILÍCIO PUBLICIDADE.

Se busca fazer uma TRANSFORMAÇÂO DIGITAL primeiro tem que entender os Desafios da Transformação Digital porque todo este processo, demanda um tempo de maturação para que possa ser colocado em prática, mudar também a forma como a equipe que já está acostumada a trabalhar como sempre trabalhou, entender que o processo para ter o resultado esperado, precisa da colaboração de todos. Mudar a mentalidade de uma empresa é uma tarefa árdua, mas possível; neste momento você se pergunta, será que a TRANSFORMAÇÂO DIGITAL é um INVESTIMENTO ou DESPERDÍCIO?

Em resposta a esta pergunta, segundo vários especialistas, as empresas que não se adequarem e evoluírem para uma atuação voltada para a era digital, estão fadadas a “MORTE”. Porém precisa estar ciente que os resultados virão, mas precisamos montar toda a estrutura para que o processo rode redondo.

Enfim, resumindo, esta é a visão que a SILÍCIO PUBLICIDADE tem de MARKETING DIGITAL com foco em VENDER, acompanhe nosso blog, curta nossa página no facebook, estaremos trazendo sempre novas visões sobre marketing digital e queremos ajudar a quem tem interesse neste assunto a entender cada vez melhor a forma de colocar tudo isso em prática.

Suce$$o, até a próxima.

Márcio Canto

CEO da Silício Publicidade