Distribuição dos Conteúdos – Quinto pilar do dashboard do marketing

Consultoria em Marketing Digital e Vendas - Silício Publicidade & Sales Marketing

DISTRIBUIÇÃO - QUINTO PILAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

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A DISTRIBUIÇÃO é o quinto pilar para a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

Mais o que é a DISTRIBUIÇÃO?

A distribuição é um dos pilares mais importantes do marketing atual. Devido ao meio utilizado ser digital a economia de despesas com anúncios em mídia impressa e mídia em massa que ficaram para trás com a utilização da tecnologia, redes sociais, anúncios digitais feitos pela mídia paga e atingindo a pessoa certa na hora certa.

Por que ter uma distribuição bem feita impacta no resultado final das campanhas?

Atualmente  distribuição orgânica nas redes sociais deixa a desejar, a concorrência pela atenção  das pessoas nestas redes está cada dia mais disputada.

Os algorítimos estão sendo modeladas para não entregarem as postagens orgânicas para as pessoas que são contatos, conexões, amigos etc.

Forçando os impulsionamentos, campanhas em mídias pagas, anúncios em plataformas de pesquisas para ter a atenção das pessoas, pelo menos para mostrar as postagens, porque para se chamar a atenção precisa mais que apenas mostrar, precisa ter um criativo que convença o usuário a clicar no anúncio para saber mais.

 

As mídias pagas ajudam na distribuição?

Hoje temos uma grande rede de distribuição paga. As redes sociais em sua maioria vendem anúncios.

Tipos de Anúncios:

Facebook ADS – Poderá fazer vários tipos de anúncios para vários públicos diferentes, aqui vai anunciar no facebook e no instagram, além de poder usar outros canais que o facebok ads entrega seus anúncios.

Google ADS – Aqui vai ter alguns tipos de anúncios que podem ser de rede de pesquisa, de instrean (Vídeos), dentre estes anúncios dois deles estão em evidência, o TrueView e o TrueView for action, que são anúncios em vídeo no google ADS, aui poderá fazer campanhas por palavras chave e anunciar em outros lugares que o google alcance.

Taboola – Aqui poderá anunciar em espaços em sites que o taboola tem acesso.

Estes são alguns exemplos dos mais usados, mas cada rede social tem seu próprio sistema de anúncios.

Poderá anunciar no linkedin, no Pintrest e outros.

Desta forma poderá entregar de forma melhor o seu conteúdo para as pessoas que não estão entre seus contatos e até mesmo para que já é seu contato, mas a rede social não entrega organicamente.

Temos duas formas de distribuição de conteúdos mais utilizadas, são elas:

  • ORGÂNICA

  • PAGA

Distribuição orgânica

Nesta forma, usamos as redes sociais fazendo postagens, o problema como já citei antes é a entrega deste conteúdo que está comprometida pelo algoritmo travar a distribuição para forçar que façamos mídia paga para distribuir.

Vantagens da distribuição orgânica

Quando usamos o inbound marketing para a construção da estratégia de conteúdo, os materiais são guardados no site, blog, posts etc. Isso constrói um legado que ao longo do tempo constrói o conteúdo orgânico que vai gerar leads a custo zero de investimento, desvantagem: Isso demanda investimento de tempo, sendo que tenha sempre em mente que a construção deste material deve estar conectada a distribuição deste conteúdo com foco na conversão de leads utilizando uma forma de conversão, seja uma ferramenta de automação, seja levando para um chatbot, ou para o whatsapp, telegram etc.

 

Distribuição de conteúdo nas redes sociais

 

Qual a importância de entender o troféu de marketing?

Precisamos entender que para fazer os conteúdos precisamos responder ao 5w2w para que possamos definir as metas e os objetivos das publicações, precisamos entender também que cada dia fica mais evidente a utilização do cluster de conteúdos nas redes sociais, mudando os formatos e atraindo mais pessoas certas para o processo.

O que pode ajudar a distribuição dos conteúdos nas redes sociais?

Na mídia orgânica, precisamos entender de vários aspectos, por exemplo, tipos de conteúdos que iremos criar, quais horários postar, onde postar, esses pequenos detalhes irão fazer com que tenhamos melhores resultados.

A medida que vamos construindo os conteúdos no site, no blog e nos outros canais, vamos tendo mais audiência e isso ajuda no engajamento, tudo somado resulta em mais leads e com o tempo, mais vendas.

 

É importante a constância e a diversificação de conteúdos adequados a cada formato de rede social, porque aqui estamos falando de entregar sem fazer anúncios, porém, se quiser aumentar significativamente os resultados, deve distribuir os conteúdos feitos para serem orgânicos na mídia paga, comprando trafego para visualização dos materiais.

 

 

 

Por que o conteúdo precisa estar com foco na conversão?

Porque no marketing moderno, precisamos tirar as PESSOAS das redes sociais e levá-las para um lugar que tenhamos controle, só assim poderemos ficar no controle das ações.

Para fazer a conversão podemos usar uma landing page que leve o lead para estas áreas onde podemos falar com ele quando necessário, sem depender de entrega de algoritmo da rede social por exemplo, mas tenha em mente, antes de converter, precisa atrair um INTERESSADO por aquilo que está falando para sua área de controle.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distribuição paga

Neste modelo, iremos usar as redes sociais, porém agora com dinheiro investido teremos melhores resultados, temos um problema aqui, esta forma de distribuição não guarda memória, quando acaba o dinheiro o conteúdo se perde. 

Porém é uma forma de acelerar a entrega do conteúdo. Isso se deu ao algoritmo das redes sociais, entregar cada vez menos as postagens orgânicas.

Quais os melhores anúncios na mídia paga?

Costumo dizer que o melhor anúncio é aquele que testamos e medimos os resultados para poder entender se atingimos os objetivos que traçamos. Primeiro precisamos entender quem é o ICP.

Qual o Perfil do Cliente ideal que sua empresa está buscando?

Já se fez essa pergunta?

Para definir o perfil de cliente ideal, precisamos entender qual o problema nossa solução resolve, feito isso, iremos entender quais os nichos que poderiam ter os mesmos problemas que identificamos que nossa solução resolve.

Esses problemas serão a base para que consigamos entender para quem iremos anunciar. Uma coisa que vai ajudar é definir a persona para quem queremos anunciar.

Qual a diferença entre ICP x PERSONA?

Por ICP entendemos ser uma visão mais ampla como se comparasse ao público alvo, já a persona seria uma pessoa fictícia, mas com características reais onde iremos encontrar várias pessoas semelhantes  com as mesmas características.

Isso que falamos aqui, também se aplica na mídia orgânica, devemos entender quem é o futuro cliente para que possamos adequar a linguagem, os conteúdos e toda a campanha.

Qual o melhor lugar para anunciar de forma paga?

Isso depende, porque de acordo com a definição da persona, precisamos entender onde esta persona pode se encontrar, pode ser que esteja em vários lugares quando falamos de redes sociais. Porém, quando entendemos e fazemos o trabalho de casa bem feito, saberemos entender onde estas pessoas se encontram.

Uma coisa que as redes sociais nos ajudam é que podemos criar públicos de pessoas que visitam o site, que entram em uma página, que abandonam um carrinho de compras, isso se deve a utilização do pixel. Se nunca ouviu falar sobre o pixel, já deve ter ouvido falar sobre o REMARKETING, que nada mais é que a utilização do pixel nos conteúdos que desejamos monitorar, cada local que vende tráfego pago, tem suas características próprias, mas diferem muito pouco na verdadeira função que é identificar quem visitou o local desejado e monitorado.

Quais as outras formas de anúncios que podem fazer a diferença na distribuição utilizando o tráfego pago?

Uma boa forma que identifico é a utilização da criação de diversos tipos de públicos de acordo com as regras de cada ferramenta que vende tráfego.

Um excelente público que podemos criar seriam os de viewvídeo, este tipo de público pode ser capturado a medida que visualizam um vídeo por pelo menos 3 segundos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deseja entende mais sobre a distribuição paga?

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DISTRIBUIÇÃO

DAY 5 – FACEBOOK ADS

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DISTRIBUIÇÃO

DAY 6 – GOOGLE ADS

 

 

 

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Concluindo sobre a DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS

Agora que já sabemos a importância da distribuição de conteúdos, precisamos entender que podemos fazer uso das duas formas, tanto a orgânica, quanto a paga podem funcionar para que consiga distribuir melhor o seu conteúdo, o que vai diferenciar uma da outra expliquei até aqui, mas cabe a você entender o seu momento, precisa de velocidade, direção ou sentido?

Qual é o seu objetivo com a construção dos seus conteúdos?

Quer gerar autoridade?

Deseja fazer uma venda?

Está buscando um posicionamento?

Repare que este assunto não para aqui, pelo contrário, começa aqui…

Porque distribuir sem objetivo, sem foco em conversão, apenas vai gerar visualizações e mais nada.

O marketing moderno está focado no problema do cliente e de preferência que sua solução ajude o cliente a resolver suas dificuldades.

Entender quem é o seu cliente, te ajuda a entender os problemas que sua solução deve resolver e isso é que vai usar para criar seus conteúdos de forma que ira atrair pessoas semelhantes às que traçou como sua persona para entenderem através do relacionamento que você tem uma solução para o problema delas.

Dito isso, espero que tenha ajudado na compreensão de como é importante entender como fazer a distribuição dos seus conteúdos.

Ainda tem muito mais para saber sobre isso, continue navegando em nosso site que preparei várias formas de interação para que possamos nos falar, se acha que isso que disse aqui faz sentido para você e não entende como colocar tudo isso em prática, estou a sua disposição para conversarmos e adoraria fazer parte da sua história.

Grande abraço, sucesso.

Márcio Canto.