Falar dos processos de uma organização, significa falar do sistema vital da empresa.
Os processos serão responsáveis por nortear o funcionamento da empresa.
Através dos processos iremos ter um painel de controle onde iremos entender o que devemos fazer de uma forma visual.
No caso da transformação digital, teremos o foco em dois setores principalmente, são eles: Marketing e Vendas.
Onde, precisamos entender que marketing é responsável por atrair o lead, nutrir, criar um relacionamento, entender as dores, dificuldades e só depois passar este lead para vendas.
Após receber o lead, o setor de vendas vai levar este lead até a compra do produto.
Mas, como isso tudo funciona dentro da organização.
Primeira coisa a ser feita por marketing é definir a persona, escrevemos uma matéria sobre persona, confira aqui.
Essa será a primeira etapa do troféu de marketing.
O que é um troféu de marketing?
O troféu de marketing vai ser o responsável por guiar a construção das ações do marketing até que o lead possa ser passado para o setor de vendas.
Veja a imagem que identifica as etapas do troféu de marketing da Silício Publicidade.
A próxima etapa para construção dos processos de marketing e vendas, seria desenvolver o canvas de marketing, esta ferramenta vai ajudar a entender a previsibilidade do processo, vai nortear o desenvolvimento dos fluxos de automação de marketing e ajudar a entender o funcionamento do que deve ser feito pelo setor de marketing para levar o lead até o vendedor, passando pela jornada de compra do cliente.