Pessoas, nosso primeiro pilar do dashboard do marketing

Consultoria em Marketing Digital e Vendas - Silício Publicidade & Sales Marketing

PESSOAS - PRIMEIRO PILAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

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Parte 1

 

 

 

 

 

 

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PESSOAS são o nosso primeiro pilar para a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

Por que entender de PESSOAS vai ajudar no marketing?

A resposta é simples, o foco do marketing moderno está no problema das pessoas. Entender o comportamento das pessoas vai nos ajudar a criar um relacionamento sólido de amizade e compartilhamento, ou troca de experiências, atualmente o marketing tem o papel de nutrir as pessoas de informações, naturalmente ao longo da nutrição irão surgir objeções, isso é natural, para que possamos quebrar as objeções precisamos entender do comportamento das pessoas, porque isso vai nos ajudar a entender melhor o caminho a ser percorrido.

Também temos que ter em mente que os colaboradores também são pessoas que podem ter problemas, entender do comportamento destas pessoas também vai ajudar a buscar suas melhores qualidades.

Dito isto, podemos entender que temos dois tipos de pessoas envolvidas no processo de transformação digital das empresas, as pessoas externas, que seriam os clientes, leads, prospects e as pessoas internas, colaborador, CEO, CRO, CMO, independente do cargo, as pessoas que trabalham na empresa. Ambos são compostos de pessoas, dai a importância de entender de PESSOAS ser fundamental para uma transformação digital de sucesso.

Por que as pessoas são o primeiro pilar para a transformação digital?

Primeiro, vendemos para pessoas, mesmo que elas estejam em um cargo que a venda seja B2B, no fundo, vendemos para as pessoas por trás da empresa.

Breve história. Fui a um evento no Rio de Janeiro da Clint Hub, lá o André, disse que fizeram um teste comportamental dentro da empresa, esse teste consiste em responder algumas perguntas e depois entender qual tipo de comportamento  cada um tem. Depois de feito este teste, poderá ter 4 tipos de comportamento predominante. LOBO – GOLFINHO – TUBARÃO – ÁGUIA. Ele disse que depois deste teste, foram feitas mudanças dentro dos cargos que cada um ocupava aquilo que ele disse me deixou intrigado. Fui pesquisar e fiz o teste, depois que respondi, entendi como é o meu comportamento.

Meu resultado foi “TUBARÃO”, esse tipo de comportamento, tem vantagens e desvantagens, uma delas é que segundo o descritivo do teste, quem tem este comportamento, faz as coisas rápidas, sem pensar. Depois que fiz este teste, tenho tentado melhorar essa forma de ser.

 

pessoas no marketing

pessoas felizes

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entender de pessoas

 

Temos então dois tipos de PESSOAS, são elas:

  • EXTERNAS

  • INTERNAS

 

PESSOAS EXTERNAS

Para que possamos entender para quem desejamos vender a nossa solução, precisamos entender quais as características que essa pessoa tem, lembra do WALLY, esse cara era difícil de ser encontrado em um desenho, onde haviam muitos personagens, como nos guiávamos para achar o wally? Buscando por suas características físicas, suas roupas listadas de vermelho, seu gorro, sua bengala, seu óculos e outros acessórios. 

Estas características nos guiavam para buscar o wally na multidão, com este mesmo pensamento, no marketing não é diferente, precisamos entender as características do nosso cliente ideal para que possamos achá-lo na multidão.

 

 

definir a persona

 

 

Gerador de personas

Entenda quais as características fundamentais a serem observadas

 

 

Como o coach pode te ajudar no marketing moderno?

O coach é uma ferramenta que pode ser usado no marketing para ajudar os clientes a obterem suas maiores potencialidades, se você é um consultor e tem clientes com falta de tempo, com outras prioridades, aplicar o coach para ajustar o pensamento e mudar o mindset pode te ajudar a chegar ao seu objetivo mais rápido.

O lider vai espelhar a equipe, assim como usar o coach para buscar em sí, suas melhores habilidades vai ajudar no seu desenvolvimento, nós somos aquilo que pensamos, precisamos nos livrar das crenças limitantes que impedem o nosso crescimento, aqueles sabotadores que ficam dizendo, isso não vai dar certo, isso que está fazendo é em vão, quando identificamos os sabotadores e entendemos que não passam de crenças que nos limitam o crescimento, automaticamente nos livramos destes pensamentos e mantemos o foco no que realmente importa.  Podemos reprogramar o nosso pensamento para que consigamos seguir em frente sem desvios e sem atalhos, apenas seguindo firme no propósito que traçamos para realizar a transformação digital na empresa.

 

Por que preciso definir a PERSONA?

Primeiro de tudo, precisamos entender quem é o cliente que buscamos, a primeira coisa que vem a cabeça é um público alvo, a persona é um indivíduo dentro deste público alvo que vai ter vários semelhantes que iremos poder vender a solução de um problema que resolvemos com o nosso produto.

Para facilitar a sua vida, desenvolvi um gerador de personas, com ele vai poder entender as características das pessoas que está procurando, de posse desta ferramenta preenchida corretamente, poderá alinhar a linguagem, buscar por semelhantes nas redes sociais, fazer campanhas com foco na persona, isso vai fazer com que tenha claramente uma visão de quem deseja atrair para que possa converter este interessado em lead e depois criar um relacionamento para que possa vender uma solução que resolva um problema que foi o que atraiu para o seu mundo.

Precisa ter em mente que definir o seu perfil de cliente ideal é importante, mais importante é entender as características deste cliente ideal, feito isso, o próximo passo é criar conteúdos de atração para que possa impactar esta persona com um problema latente e semelhante ao que ela vive hoje, atraindo assim sua atenção para o que está falando.

 

 

coach no marketing

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PESSOAS INTERNAS

Aqui falamos das pessoas mais importantes do processo de transformação digital da empresa, digo isso porque são os colaboradores que farão a coisa acontecer.

A mudança de mindset é um desafio para todo gestor que deseja mudar o que já é feito desde sempre, essa mudança de paradigma deve ser feita de forma harmônica, porque é natural que muitas pessoas envolvidas, pensem que a mudança pode trazer problemas para o seu trabalho, ficam acomodadas naquilo que já faziam, ai entra o papel do coach, do consultor, do gestor, porque o espelhamento na liderança é natural.

Como ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas de sempre? Não teremos resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, resultados diferentes, requerem novas formas de ação.

Em 2000, participei de uma implantação da ISO 9001/2000 em uma empresa de ônibus com mais de 400 colaboradores, sei o que é mudar o que já era feito há muitos anos. Enfrentamos dificuldades de adaptação, entendimento que seria uma mudança para melhor e até que pudéssemos comemorar a implantação, foram muitos os desafios, mudar o mindset de motoristas que o foco devia ser no cliente foi um desafio, usavam dizer que precisavam entender que as pessoas transportadas não eram gado, nem carga, mas, seres humanos que mereciam respeito e atenção, colocar isso na prática para os motoristas acostumados a esquecer que isso era primordial, foi um desafio.

Mas as mudanças foram desde a diretoria até o faxineiro, precisamos ter todos com a mesma missão, isso me remete a um exemplo dado pelo consultor onde ele citou uma visita a NASA, lá chegando perguntou ao faxineiro, qual a sua missão aqui na empresa? De pronto o faxineiro respondeu, “Levar o Homem a lua”. Essa era a missão de todos os trabalhadores da NASA na época e não seria diferente para o faxineiro e o engenheiro, ou o astronauta, todos faziam parte do mesmo time.

Esse pensamento deve estar presente na organização quando falamos de fazer uma transformação digital, o colaborador deve comprar a ideia do dono, deve se sentir dono, só assim vai fazer o necessário para que o projeto funcione.

Essa mentalidade é o que devemos buscar ao iniciarmos uma transformação digital na empresa, a transformação pessoal vai levar ao sucesso da transformação digital.

Entender o comportamento das pessoas internas que trabalham na empresa é fundamental para colocar cada peça onde melhor se encaixa e assim obter melhores resultados.

Como o coach pode ajudar neste processo?

Quando enxergamos o coach como uma ferramenta de transformação pessoal, entendemos que cada indivíduo tem suas próprias crenças que limitam seu crescimento, de posse do conhecimento que podemos reprogramar nossas crenças e seguir de forma melhor no processo, vai ajudar a melhorar a cada dia o relacionamento interno dos tripulantes do navio.

Entender que todos fazem parte da mesma jornada, vai fazer com que possamos ser melhores a cada dia. Ver o comandante empenhado, dedicado, vai fazer o time ficar motivado, esse deve ser o pensamento para que possa fazer uma transformação digital na sua empresa.

Treinamentos nas novas ferramentas, entendimento que precisam preencher os dados, usar a tecnologia para acelerar os processos, tudo isso depende de pessoas, dai a importância do treinamento one-a-one, para que possam colocar em prática suas melhores habilidades e tornem o projeto, um sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como aplicar o coach nas empresas?

Em 2018, lancei o primeiro curso que naquele momento chamava Máquina de Vendas Previsível, lá já iniciava a aplicação do coach na melhoria dos processos com os nossos parceiros.

A Fabrícia Romberg foi essencial para que tivesse acesso a todo este conhecimento e aplicasse isso na metodologia que hoje tem o nome de DASHBOARD DO MARKETING.

Fiz uma entrevista com a Fabrícia e vou disponibilizar aqui para que entenda o que iniciamos lá atrás e que moldou o nosso pensamento hoje.

Espero que estes vídeos te ajudem a entender um pouco mais da importância da aplicação do coach como ferramenta de transformação pessoas, tanto para as pessoas externas, quanto para as internas, quanto para o gestor, consultor que está envolvido no processo.

O coach aplicado nas pessoas externas só poderá ser feito com o acesso desta pessoa como cliente, não se trata aqui de aplicar o coach na prospecção com o cliente, mas aplicar quando o lead virar um cliente pode mudar o jogo.

Apesar de estar presente no desenvolvimento do projeto o tempo todo sendo aplicado nas pessoas internas para buscar suas melhores qualidades, tendo em mente que não é o coach, mas sim você quem vai descobrir dentro de sí, suas melhores potencialidades para melhorar o processo e o entendimento pessoal, se livrando dos sabotadores e das suas crenças que limitam o seu crescimento.

 

 

Coach como ferramenta de transformação pessoal

Veja nossa matéria

na íntegra o que já

falávamos em 2018.

Assista a entrevista com a Fabrícia Romberg na íntegra.

Aqui estávamos iniciando a aplicação do coach como ferramenta de transformação pessoal.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

 

 

 

Concluindo sobre as PESSOAS NO MARKETING DIGITAL.

Agora que entendemos mais sobre as pessoas internas e externas e sua participação na transformação digital da empresa, podemos dar o próximo passo que é entender os processos que desenvolvemos para que possa entender a jornada de compra do cliente.

A transformação digital começa na transformação pessoal, isso vai mudar o jogo, são as pessoas envolvidas na transformação da empresa que irão fazer a coisa funcionar.

Esse é o primeiro passo rumo ao sucesso da implantação digital na empresa, devemos ter em mente que este processo não termina aqui e sim começa aqui.

Ainda tem muito mais para saber sobre isso, continue navegando em nosso site que preparei várias formas de interação para que possamos nos falar, se acha que isso que disse aqui faz sentido para você e não entende como colocar tudo isso em prática, estou a sua disposição para conversarmos e adoraria fazer parte da sua história.

Grande abraço, sucesso.

Márcio Canto.

 

 

 

 

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