Competência Consciente

Marketing Digital
Competência Consciente

Quando nos deparamos com um desafio, partimos pra busca do entendimento sobre qual é o nosso estado atual e como iremos para o desejado.

Nesse momento precisamos validar exatamente o que queremos e o que vamos colocar como centro da nossa caminhada; o que teremos como Foco.

Para viver a vida que desejamos precisamos saber o que desejamos.

Deparamos-nos diariamente com pessoas que em determinado momento do seu processo de amadurecimento enquanto empresários e gestores se deparam com o grande desafio da mudança que nos é imposta pelo mercado.
Tudo muda hoje com grande velocidade. O que é excelente se torna comum muito rápido. Estamos num mundo altamente competitivo e precisamos estar em busca do nosso melhor diariamente. Basta olhar para o mercado com crescimento exponencial das Startups que vêm com tudo pra mudar a forma de se fazer as coisas hoje .

Mas como sair de um estado considerado bom internamente e caminhar para o novo em segurança?

O primeiro grande desafio é analisarmos o nosso desempenho atual. Como estamos produzindo e como nos sentimos em relação ao novo. O novo muitas vezes nos traz medo e insegurança e para que possamos caminhar no desconhecido precisamos estar muito conscientes de quem somos.

Lembrando que, precisamos saber exatamente aonde se quer chegar, para que então possamos manter o Foco no decorrer desse trajeto.

Deparamos-nos muitas vezes com a necessidade de mudarmos nossa forma de atuar, nossa forma de pensar e agir e para que isso não seja um impedimento para o nosso crescimento, devemos olhar pra dentro e buscar intensamente encontrar uma real motivação. Motivação essa que seja tão forte quanto à necessidade de mudança.

Imagine o seguinte cenário:

Você está no cotidiano da sua empresa, vê suas vendas diminuindo mês a mês, olha pra sua equipe e percebe uma total apatia, analisa o mercado e vê seus concorrentes caminhando e ao entrar na sua sala, para diante de uma janela onde vê prédios e pessoas caminhando de um lado pra outro; volta-se ao seu monitor com indicadores negativos e ao fechar os olhos só pensa:

Eu estou fazendo tudo que posso fazer.

Será?

Esse é o momento do qual estamos falando.

Você fica prostrado diante do seu monitor achando que a culpa é do mercado e da sua equipe ou vai olhar pro crescimento que tantas empresas vem tendo com a mudança de Foco e Estratégia de atuação?

Nós muitas vezes de forma inconsciente, achamos que estamos operando no nosso melhor nível de performance, que o mercado está ruim, que não temos na equipe bons gestores ou enquanto líderes, que não temos bons colaboradores, que não temos produtos ou serviços suficientes para maximização de resultados.

Vamos então do estado atual pra mudança.

Buscar encontrar o que ainda é preciso fazer, é a pergunta correta.

Não limite-se jamais ao que está vendo, olhe pra dentro e busque as melhores respostas do lado de fora.

Se esta vivendo um momento parecido ou precisa enfrentar desafios de mudança, o caminho mais assertivo é desaprender para aprender.

Um CEO ou líder de alta performance precisa diante de seus desafios ter a capacidade de analisar de cenários friamente e principalmente analisar suas competências.

Feito isso, então ver descortinar um mar de possibilidades.

Procure olhar primeiramente para sua equipe e veja se ela está sendo devidamente inspirada para caminhar alinhada com os propósitos da empresa. Se não, ela é a primeira que deverá ter sua atenção, pessoas vem antes dos resultados.

Continue sua caminhada, analisando o que pode buscar de novo para seu mix de produtos ou serviços, se existe a possibilidade de redução de custos e o quanto pode investir em treinamento e capacitação para maximização de resultados, lembrando que muitas vezes o grande investimento é de tempo e pode ser feito com recursos internos.

Por fim analise o quanto tem investido na sua empresa através do Marketing. Disso vimos falando em vários artigos e matérias. Falamos sobre o grande potencial do Marketing Digital hoje para geração de vendas, o que muitas vezes é visto como uma despesa, na verdade é um grande investimento para geração de resultados efetivos.

E voltando para o Foco do qual falamos no inicio, muitos são os desafios de um CEO ou gestor nessa caminhada, problemas e erros podem ocorrer, pois estamos falando de um cenário desafiador. Contudo, lembre-se que falamos que a motivação tem que ser tão grande quanto à necessidade de mudar. Guarde o que encontrou como motivação para cultivar como âncora cada vez que se deparar com uma nova e grande decisão ou mudança.

Lembre-se, o grande segredo do sucesso está no FOCO, ai sim você terá certeza de que tem todos os recursos necessários para não desistir durante a caminhada. Busque as melhores inspirações diariamente.

Fabrícia Romberg

Mind Designer