O poder dos elementos do marketing

Marketing Digital
O poder dos elementos do marketing

O poder dos elementos do marketing.

Aprenda a dominar os 4 elementos do marketing.

O início!

Para começar preciso voltar no tempo.

Quando iniciei minha jornada há onze anos, a internet ainda era uma promessa futura, voltando ainda mais no tempo.

Sempre fui aficionado por computadores, o meu primeiro era um MSX, a internet ainda era discada.

Para fazer alguma coisa ficávamos horas para mandar um arquivo que hoje se manda em segundos.

Os celulares de hoje tem mais espaço de memória que os super computadores da época.

Em 2007, tive uma ideia de montar um site para divulgar os profissionais da minha cidade e montei um guia de Teresópolis, cidade que nasci.

As mudanças da internet.

De lá para cá, trilhei a evolução da internet, dos computadores, dos dispositivos móveis, de Steve Jobs, de Bill Gates e Paul Allen até passar pela criação das redes sociais, iniciando no myspace e passando pelo orkut, até chegar no mark zuckerberg com o facebook e posteriores, linkedin, instagram, twitter, pinterest, G+ e outras.

Os buscadores eram o yahoo, google, bing e outros.

O uol chegou revolucionando o mercado e sendo a promessa de mudar tudo.

Foi ai que realmente tudo mudou, vieram as campanhas nos buscadores, posicionamento na internet, vendas online, e commerce, as empresas migrando para o digital e chegando nos dias atuais.

Ainda hoje tudo é um grande mistério para a maioria das pessoas que não trabalham nessa área.

Começando no marketing digital.

Agora que já vim do passado e cheguei ao início da minha história no marketing podemos iniciar.

Foi em 2007 que nasceu a Silício Publicidade, nome dado por querer naquela época fazer marketing para os computadores, o silício é um material que estava presente nos computadores, inspirado pelo nome se criou o vale do silício, que por sua vez me inspirou para que eu colocasse o nome da minha empresa de Silício Publicidade.

Depois de criar um guia em Teresópolis, aprendi a fazer os sites, naquela época ainda usando o Dreamweaver, um programa de criação de sites, depois disso iniciei meus aprendizados com o WordPress e o uso até hoje.

Sei que precisamos nos posicionar nos buscadores pra que os site apareçam e as pessoas possam encontrá-los. A isso damos o nome de SEO.

Isso até hoje ainda é um grande mistério para muitas pessoas.

Mas, hoje temos programas incríveis que fazem este ajuste e nos ajudam a qualificar os sites, mas, o que realmente, precisamos ter em mente é que o conteúdo é que vai fazer os sites serem bem qualificados nos buscadores.

Todos os dias surgem técnicas novas de fazer estes conteúdos, uma das mais recentes é o topic clusters, uma forma de escrita que linca os endereços internos dos sites para ajudar os buscadores a serem mais precisos na hora de interpretar o que escrevemos.

O marketing tradicional x o marketing moderno.

Agora falando de marketing digital que foi nossa proposta inicial, este sim mudou bastante.

No começo sempre fiz meus sites integrados ao facebook.

Era apenas pegar um código e colocar no site e o face aparecia dentro do site, isso era uma coisa moderna.

Hoje temos uma verdadeira industria do marketing, cada um trabalhando em uma frente.

Temos a Resultados digitais que desenvolveram o RD Station, uma ferramenta de automação de  marketing.

Assim como outras do mercado a HubSpot, a Sharpspring, o Mautic, o MKT2Easy, o Infusionsoft o Lead Lovers, E-goi e outras.

Também temos algumas ferramentas de atendimento ao cliente chamados de CRM que existem vários no mercado.

Mas, o que mudou realmente foi a forma de fazer isso acontecer, não só pelo uso das ferramentas, mas pela mudança de comportamento do consumidor, que agora usa a internet para comprar , ou consultar produtos.

Antes tínhamos os 4 Ps do marketing, que tinha o foco em Promoção, Preço, Produto e Praça.

Hoje temos o foco no cliente, mais especificamente, no problema do cliente.

Foi dado a este movimento que tudo mudou, nasceu o inbound(forma moderna) marketing indo em contraposição ao outbound marketing(forma tradicional).

Inbound x Outboud

No inbound marketing o cliente é atraído para um contato, via conteúdos relevantes, já no outbound marketing o cliente era interrompido e abordado com cold calls, comerciais de tv, anúncios no rádio etc.

Aqui foi que veio a grande mudança e o foco sendo no cliente o digital sendo muito usado com os dispositivos na palma da mão das pessoas, a história agora é outra.

A briga agora não está em quem paga mais para aparecer nas mídias em massa, mas sim no conhecimento sobre as técnicas de marketing digital.

Mudança de MINDSET.

Depois de mais de 9 anos trabalhando com marketing, em 2017, resolvemos investir em aprender mais sobre inbound marketing indo ao RD Summit 2017, o maior evento de marketing da América Latina.

Nos tornamos parceiros da Resultados Digitais e iniciamos nosso aprendizado neste mundo do marketing moderno, que chamamos de vários nomes: marketing de conteúdo, marketing de atração, marketing digital etc.

O que importa é que a empresa precisa estar onde o cliente está e a cada dia o cliente está mais conectado e isso remete às empresas a estarem presentes nas redes sociais.

Pensando nisso iniciamos nosso aprendizado sobre marketing e vendas, para que pudéssemos nos tornar competitivos.

O primeiro grande desafio era entender não só do marketing, das estratégias de marketing, dos processos e das ferramentas, mas, o maior desafio era entender de PESSOAS.

Busca pelo conhecimento do desenvolvimento de pessoas.

Foi ai que fomos buscar o entendimento do coach voltado a PNL e Neurossemântica.

Para entender melhor do comportamento das pessoas e buscar o autoconhecimento e eliminar as crenças que poderiam limitar o nosso crescimento.

Buscando mais conhecimento para usar em nossos clientes estas técnicas de Programação Neuro Linguística para melhorar a forma dos nossos parceiros entenderem toda a modificação que buscamos implantar em suas empresas.

Foi ai que fomos buscar conhecimento em todas as partes constantes de marketing e vendas, depois de estudar e aplicar isso que aprendemos nas empresas dos nossos clientes.

Resolvemos montar um curso de marketing e vendas e dividir nosso aprendizado para fazer com que nossos alunos ganhem tempo.

Aí nasceu o curso.

O nosso primeiro elemento é a água.

Entenda um pouco mais sobre este elemento agora.

A água representa 75% do que temos no corpo e corresponde a 71% da Terra.

Ela é em sua essência, cristalina. Pode se apresentar em vários estados além de ser flexível.

Por isso representa tão bem o Desenvolvimento de Pessoas e vêm como um dos elementos do nosso curso.

Busca de resultados.

Para alcançarmos bons resultados, performar melhor em tudo o que nos propomos a fazer, precisamos do claro entendimento de que somos totalmente responsáveis por tudo que somos, fazemos e apresentamos de resultado.

Dentro do Coaching, utilizando a PNL e a Neurossemântica, buscamos levar recursos que contribuam de forma eficaz no Desenvolvimento de Pessoas,  para que possam evoluir e modelar seus sistemas de crenças e ressignificar valores, que podem estar atuando como sabotadores dentro do seu Mapa.

Atitude pessoal.

Geralmente atribuímos nossas frustrações, fracassos, infelicidade, falta de produtividade, etc, a 3º Pessoa – ELE, quando na verdade somos totalmente responsáveis por tudo que somos.

Quando falamos de empoderamento, estamos falando da habilidade de criar filtros para entender o que acontece no nosso território e tratar isso com ecologia, para que possamos nos manter sempre no nosso melhor estado e focados no nosso propósito.

O auto-conhecimento.

A caminhada do auto-conhecimento dentro do Desenvolvimento de Pessoas, tem apenas começo, não tem fim.

De posse desses recursos que vamos construindo, diariamente vamos trazendo do nosso sub-consciente informações sobre nós que são ancoras que vamos aprendendo a utilizar para nos tornarmos cada vez mais responsáveis pelo que somos, temos, queremos e conseguimos.

A atuação do coach.

O Coach atua como um facilitador, que através simplesmente de perguntas bem elaboradas, vai nos trazer respostas e nos mostrar como aumentar nossa performance em cada área da nossa vida.

Assim como a Água é flexível, nos também podemos ser e aprender a nos adequar de forma saudável a todas as situações que vivemos na nossa vida e em nosso dia-a-dia.

Desde que tenhamos o claro entendimento de quem somos, o que é nossa responsabilidade, o que depende exclusivamente de nós e o que está fora da nossa Zona de Poder.

Nunca poderemos mudar o próximo, os muitas vezes circunstâncias adversas, mas sempre poderemos olhar pra tudo de forma generosa e clara (sem filtros) e encontrar as melhores respostas e soluções.

As várias faces da ÁGUA.

A água se apresenta de várias formas, assim como cada um de nós e isso nada tem a ver como o que somos e sim com o que cada um pensa, seus valores e seu sistema de crenças.

Aí está o grande insigne sobre o Desenvolvimento de Pessoas, porque podemos simplesmente vê-las como são e a partir daí trabalhar para que possam se desenvolver dentro daquilo que são suas maiores habilidades ou anseios.

Somos moldáveis ao que quisermos ser.

Segundo Dr.Michael L. Hall descreve muito bem, não temos personalidade, temos valores e crenças e somos totalmente moldáveis.

Aquele jargão tão utilizado “eu nasci assim, vou morrer assim…”, cientificamente foi comprovado como somente uma crença, podemos ser o que quisermos ser.

Para isso basta acreditar no seu potencial, buscar recursos, equilibrar o Ego, ser auto-responsável, tratar a auto-estima, e sobretudo caminhar diariamente em busca do seu melhor.

Segue abaixo um desenho o processo de Coaching:

Resultado de imagem para pilares do autodesenvolvimento

A busca pelo desenvolvimento pessoal.

Lembre-se, seu maior compromisso sempre será com você.

Mostramos ao mundo, apenas o reflexo do que somos e a forma como nos tratamos.

Acredite em Pessoas, busque o Desenvolvimento de Pessoas, mas busque incessantemente o seu desenvolvimento e será um espelho de grandes conquistas e inspiração pra todos e tudo que te cerca.