Estratégias de marketing – Terceiro pilar do DASHBOARD DO MARKETING

Consultoria em Marketing Digital e Vendas - Silício Publicidade & Sales Marketing

ESTRATÉGIA - TERCEIRO PILAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

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A ESTRATÉGIA é o terceiro pilar para a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.

Mais o que é a ESTRATÉGIA?

A estratégia pode ser vista como o modelo de aplicação do método a ser seguido no marketing, aqui iremos definir a forma de atuação, se de forma inbound, ou outbound. Estes são os dois modelos mais utilizados, porém existem outras estratégias que podemos usar por exemplo, uma estratégia de indicação, ou de afiliados.

Por que ter uma ESTRATÉGIA bem feita impacta no resultado final do marketing?

Temos de ter em mente que precisamos antecipar os passos para que possamos antever os acontecimentos, para isso serve a estratégia de marketing.

Quando temos definidos os passos que iremos dar de acordo com o passo do cliente na jornada de compra, temos a oportunidade de estar a um passo a frente para resolver as objeções que irão surgir ao longo do caminho.

Traçar uma estratégia requer se comprometer com o projeto, faz com que tenhamos uma direção a seguir e isso muda o jogo.

 

estratégia de marketing

Temos algumas formas de utilizar as ESTRATÉGIAS DE MARKETING, são elas:

  • INBOUND

  • OUTBOUND

  • INDICAÇÃO

  • AFILIADOS

ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Este modelo visa ATRAIR pessoas interessadas nos conteúdos que iremos disponibilizar no blog, site, redes sociais e outros lugares de interesse de acordo com o plano desejado.

Vantagens da ESTRATÉGIA INBOUND

Quando usamos o inbound marketing para a construção da estratégia de conteúdo, os materiais são guardados no site, blog, posts etc. Isso constrói um legado que ao longo do tempo constrói o conteúdo orgânico que vai gerar leads a custo zero de investimento, desvantagem: Isso demanda investimento de tempo, sendo que tenha sempre em mente que a construção deste material deve estar conectada a distribuição deste conteúdo com foco na conversão de leads utilizando uma forma de conversão, seja uma ferramenta de automação, seja levando para um chatbot, ou para o whatsapp, telegram etc.

 

 

Estratégia de marketing 1

Ferramenta de automação de marketing

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Porque entender do troféu de marketing pode te ajudar no marketing moderno?

Entender as etapas do troféu de marketing vai te possibilitar traçar a estratégia certa para que possa levar o lead etapa por etapa até que ele se torne um comprador, se recorrente, vira um cliente da sua empresa.

O foco aqui está em resolver o problema do cliente usando uma estratégia de atração, também conhecida como marketing de conteúdo.

O conteúdo é a chave para atrair novas pessoas interessadas naquilo que está falando, geralmente as pessoas se interessam por conteúdos que contenham problemas semelhantes aos que elas enfrentam no seu dia a dia, então entender quem é o seu cliente é primordial para saber os problemas que ele pode vir a ter, bem como entender do seu produto é primordial para saber se seu produto resolve os problemas que está apresentando para o lead no conteúdo que produziu.

Por que o conteúdo precisa estar com foco na conversão?

Porque no marketing moderno, precisamos tirar as PESSOAS das redes sociais e levá-las para um lugar que tenhamos controle, só assim poderemos ficar no controle das ações.

Para fazer a conversão podemos usar uma landing page que leve o lead para estas áreas onde podemos falar com ele quando necessário, sem depender de entrega de algoritmo da rede social por exemplo, mas tenha em mente, antes de converter, precisa atrair um INTERESSADO por aquilo que está falando para sua área de controle.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estratégia Outbound

Neste modelo, deixamos de lado a atração e vamos para o ataque, podemos definir este tipo de abordagem como uma abordagem interruptiva.

Aqui podemos trabalhar inside sales, ou field sales, onde vamos até o cliente fazer uma visita. 

Podemos também adquirir listas compradas de contatos e tentar uma aproximação, fazendo uma cold call, ou enviando um cold mail, porém aqui ainda podemos usar algumas estratégias para que possamos ser menos intrusivos.

Mas a verdade é que este modelo reprresenta o que tínhamos no passado, com o passar do tempo isso foi se aprimorando e hoje temos um modelo híbrido, onde podemos mesclar a estratégia inbound com a outbound, quando passamos o lead que veio outbound em uma nutrição inbound por exemplo.

Isso demonstra a maturidade da estratégia outbound, agora podemos entender que o foco mudou e está n problema do cliente, não mais no produto.

As conversas com os prospects são mais em busca de entender os problemas, a abordagem ficou mais consultiva, afinal de contas podemos entender que o comportamento do cliente mudou com o tempo e as pessoas estão mais informadas e sabendo mais sobre o que precisam de verdade, isso tornou por um lado o papel do vendedor mais voltado para ouvir do que falar do seu produto.

O modelo outbound pode ser feito de várias formas, usando as mensagens , ou adicionando novas pessoas nas redes sociais, também podem ser encarados como modelos outbound de atuação.

 

Indicações

Este modelo de atuação requer que pessoas indiquem seu produto , ou serviço, aqui de acordo com a impressão que passar para o usuário isso vai acontecer naturalmente, dai a importância da experiência do cliente com o seu produto, ou serviço.

Estas indicações geralmente são orgânicas, ou seja, não gasta dinheiro para que as pessoas indiquem os seus serviços, ou produtos. Quando isso é feito de forma paga, temos outro modelo.

 

Afiliados

Os afiliados podem ser pessoas que fazem parte de um programa de indicação comissionada, gastando dinheiro para que possam indicar os seus produtos, ou serviços.

Estes afiliados cobram uma porcentagem para fazer a indicação.

Poderá usar também influenciadores para atingir pessoas que estejam no mesmo nicho que pretende atuar de acordo com o tipo de assunto que o influencer atua.

Seja em indicações pagas, ou indicações orgânicas este modelo é muito poderoso e não devemos dispensá-lo na hora de definir a estratégia de marketing digital da sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a importância dos canais de relacionamento?

Quando temos em mente a estratégia que iremos aplicar, nosso foco está em converter um interessado em lead, tanto no inbound, quanto no outbound.

Feito a atração, iremos trabalhar a conversão, depois de converter o interessado em lead, precisamos criar um relacionamento para que possamos nutrir estes leads gerados e entender quais são as dores que podemos resolver com a nossa solução.

Quais os canais de comunicação mais utilizados no marketing moderno?

  • Whatsapp

  • Ferramenta de automação

  • Telegram

  • Mensagens nas redes sociais

  • Chat do site

  • Chatbot

  • Telefone

  • SMS

  • outros

marketing de perseguição

Usamos o marketing de perseguição ao acionarmos

os públicos das mídias pagas que podemos criar para

perseguir as pessoas mostrando nossas campanhas

de mídia paga.

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Os Gargalos do inbound

Série Sextou, primeira temporada.

Estratégia inbound

 

Prospecção Outbound

Episódio da Série SEXTOU.

Estratégia de prospecção outbound

 

Concluindo sobre as ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL.

Agora que já sabemos a importância das estratégias de marketing digital, precisamos entender que podemos fazer uso das formas, tanto a inbound, quanto a outbound podem funcionar para que consiga atingir o objetivo final, iria além, poderá trabalhar as duas formas em conjunto para ue possa aumentar as chances de ter resultados mais rápidos.

Qual é o seu objetivo com a utilização das estratégias de marketing?

Quer aumentar o número de conversões de interessados em leads?

Deseja usar as estratégias para fazer vendas de campo, ou trabalhar inside sales?

Repare que este assunto não para aqui, pelo contrário, começa aqui…

Porque definindo as estratégias de marketing que vai usar já estará com o caminho traçado para o sucesso, principalmente se tiver um processo desenhado e entender do comportamento das pessoas.

A estratégia de conteúdo deve ter o foco no problema do cliente, para que possa efetivamente usar a vantagem da antecipação a seu favor.

Dito isso, espero que tenha ajudado na compreensão de como é importante entender como fazer a estratégia para montar sua máquina de vendas previsível.

Ainda tem muito mais para saber sobre isso, continue navegando em nosso site que preparei várias formas de interação para que possamos nos falar, se acha que isso que disse aqui faz sentido para você e não entende como colocar tudo isso em prática, estou a sua disposição para conversarmos e adoraria fazer parte da sua história.

Grande abraço, sucesso.

Márcio Canto.

 

 

 

 

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