Olá, mais uma reflexão da Silício Publicidade.
Pensando nessa revolução digital que vivemos nos dias de hoje, muitos empresários já estão de olho nas novas formas para fazerem marketing em suas empresas.
Com foco neste cenário, enxergamos o comprador (cliente) com muito mais informações disponíveis sobre produtos e serviços. Consumidores que sabem muito mais sobre as reclamações e erros dos produtos ou serviços que existem disponíveis no mercado.
O comprador hoje tem informações na ponta dos dedos, seja no computador, nos dispositivos móveis, tablets, celulares etc. Seja via buscadores, nas redes sociais, nos sites de reclamações ou até mesmo aprendendo com as próprias empresas fornecedoras desses produtos ou serviços, quando fazem um trabalho bem feito e informam aos clientes sobre seus problemas e as soluções que oferecem.
Pensando desta forma, vemos que o Marketing Digital hoje em dia é fundamental para gerar novos clientes, que podem estar nas redes sociais, podem achar sua empresa através dos buscadores.
Achando seu site nos buscadores e descobrindo o que sua empresa oferece, com foco nesta informação, visualizamos que o serviço de marketing tem que estar alinhado às novas formas que os clientes possuem para descobrir os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Então, ao desenvolver o seu setor de marketing e colocar seu foco em mídias on-line, automaticamente seu marketing se torna digital. Mas, mesmo tendo uma boa visão de transformação digital, buscar ferramentas de automação, aprender a usar o Inbound marketing, ou buscar acelerar o processo partindo para o Outbound marketing, investir em mídias pagas para achar seu cliente ideal, que no mundo do marketing digital chamamos de persona, faz toda a diferença para o sucesso das campanhas em mídias on-line.
Sabemos que ter um setor de marketing digital nas empresas é fundamental, mas seu setor de vendas está acompanhando este processo?
Está pensando em fazer uma transformação digital completa, contemplando todos os setores da sua empresa?
Digo isto porque na visão da Silício Publicidade, Marketing recepciona o novo cliente (lead) e mostra a casa para ele, criamos um relacionamento e quando identificamos a dor e demonstramos para este cliente que existe uma solução e ele observa que tem um produto que resolve essa dor, apresentamos este produto ao lead.
Contudo, quem vai efetivar esta venda é o setor de vendas, que de posse de todas as informações, vai levar o lead até a compra do produto e transforma-lo em cliente.
Mas, para isso, pergunto:
Seu setor de vendas também implantou uma transformação digital?
Tem um processo de vendas definido?
Usa uma metodologia definida para atender o cliente e gerar métricas para que possam ser usadas futuramente para melhorar o processo e saber a previsibilidade do processo?
Se você respondeu sim, acreditamos que está no caminho certo.
Agora se parou para refletir e chegou a conclusão que não havia pensado nisso, aconselho que inicie uma transformação digital na sua venda analógica, aquela venda que sempre fez, sem controle, sem processo, sem métricas, sem mensurar resultados duradouros e recorrentes.
Já deve ter ouvido falar no pós-venda, mas você coloca em prática? Pergunta para o seu cliente depois da venda se ele gostou do seu produto ou serviço? Mantém um relacionamento pós-venda com seu cliente? Continua falando com seu cliente para quem sabe oferecer um novo produto ou serviço?
São tantas coisas que envolvem a venda, que se sua empresa ainda tem as vendas registradas em planilhas que nunca são avaliadas e não são capazes de gerar relatórios precisos, acho que está na hora de repensar seu processo e colocar ferramentas que podem ajudar tanto no atendimento, quanto no relacionamento com seu cliente, você não acha?
E se mesmo tendo um software de gestão, com todas as informações e elas ficam lá apenas alimentando um banco de dados, sem que tenha nenhum processo para análise dentro da empresa, também não seria a hora de pensar em mudança?
Existe hoje no mercado uma infinidade de ferramentas de automação de marketing, existe também um bom número de CRMs (Custumer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Cliente), mas CRMs específicos para vendas e atendimento, onde seu vendedor irá registrar as informações e de posse de uma estratégia bem montada, estes dados irão ajudar a traçar novas formas de investimento. Gerar no seu processo uma visão clara de previsibilidade e de escalabilidade para que possa descobrir os números mágicos de entrada de leads para bater as metas definidas no seu processo.
Se você nem sabe o que estou falando e está complicado entender o que é um sistema de automação de marketing significa que está precisando de ajuda, para isso vou deixar aqui o link de entrada para o nosso e-book que vai te ajudar neste entendimento.
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Agora se você já leu o que escrevi acima e entende que precisa se aprofundar um pouco mais para entender como criar esta transformação digital na sua empresa, com uso de estratégia mas sabe que precisa entender ainda mais para se tornar um expert, vou deixar um link para que possa ler um e-book que vai te ajudar a ter uma visão sobre o funil de vendas e suas etapas para iniciar um aprendizado para criar sua estratégia de marketing e vendas. Clique no link abaixo e baixe o e-book grátis.
Se você acredita que já tem um bom entendimento e considera ter um nível avançado de conhecimento sobre marketing e vendas, vou deixar um e-book que vai te ajudar a entender melhor como usamos estas estratégias na Silício Publicidade e como pensamos para desenvolver nosso processo interno de marketing e vendas. Assim, utilizando nossa metodologia para desenvolvimento do troféu de vendas identificaremos onde os leads se encaixam no processo e como levamos estes leads até o setor de vendas. Além de entender mais um pouco sobre como transformar seu setor de marketing e de vendas em uma Máquina de vendas previsível e escalável. Clique na imagem abaixo.
Concluindo, espero que estes e-books tenham ajudado a fortalecer seu entendimento sobre marketing digital e vendas, estaremos colocando novas matérias em nossa revista para ajudar no entendimento de como fazer uma transformação digital na sua empresa com foco em vender mais, para isso precisamos entender sobre vários fatores que podem influenciar na decisão de fazer uma transformação digital na sua empresa.
Na Silício Publicidade acreditamos que podemos ajudar as empresas a venderem mais e ajudar no desenvolvimento das pessoas envolvidas neste processo com uso do Coaching. Também através de ferramentas poderosas, da utilização de metodologias e estratégias específicas, buscando sempre melhorar os processos tanto de marketing, quanto de vendas, pois entendemos que um processo complementa o outro e os dois alinhados e trabalhando em conjunto podem montar uma máquina de vendas previsível e escalável, com crescimento exponencial.
Com foco neste pensamento, estamos desenvolvendo um curso que vai ajudar a decifrar os enigmas do marketing e auxiliar a montagem do processo de vendas que poderá ser aplicado em qualquer empresa e negócio, claro que com algumas adequações as peculiaridades de cada produto ou serviço que será oferecido. Clique no banner abaixo e faça sua pré-matrícula sem uso de cartão, sem custo algum, apenas para indicar o interesse em fazer um curso para ajudar a montagem de uma máquina de vendas previsível e escalável.
Entendemos que se Seu Marketing é Digital sua Venda não pode ser Analógica.
Texto:
Márcio Canto
CEO da Silício Publicidade