Engajamento no LinkedIn…
Venho tentando trazer conteúdos relevantes para minha área de atuação aqui no LinkedIn.
Sei que ser autoridade em marketing e vendas é uma árdua tarefa, assim como o setor de coach, estamos na moda.
Minha História
Atuo nesta área há 11 anos, desde sempre acreditei que o futuro estaria exatamente assim.
Quando criei a minha empresa, dei o nome de SILÍCIO PUBLICIDADE.
Naquela época meu foco já era fazer publicidade pela internet.
Referências
O que acho engraçado é que sempre me deparo com um cara nas primeiras páginas dos buscadores.
Seu nome?
Neil Patel, eita cara porreta para escrever sobre assuntos ligados à marketing digital.
Ainda não ouviu falar dele, sugiro que pesquise sobre qualquer assunto de marketing e vai encontrá-lo pelo Google, inclusive para a palavra “Marketing Digital”.
Ele atualmente tem 380 112 seguidores, como eu sei disso?
Pesquisei, além dele ser minha conexão de 2ª, ainda não somos de 1ª.
Mas, quem sabe um dia.
Mas, o que aprendi com o Neil?
Primeiro:
Engajamento é uma construção de REPUTAÇÃO, VERDADE e AUTORIDADE.
Para ter milhares, milhões de seguidores, temos de ter esta premissa em mente.
Sua rede no linkedIn
Você sabe quantos seguidores tem porque o LinkedIn te mostra isso…
Mas, sabia que sua rede não é formada somente pelo número de seguidores que tem de 1ª no seu LinkedIn?
Isso mesmo, sua rede é bem mais ampla do que imagina, além dos seguidores que são sua conexão, tem os amigos deles, que geralmente são os de 2ª e ainda tem os de 3ª e o mais legal disso é que pode estar a dois passos de várias celebridades do seu setor.
O LinkedIn, encurtou o caminho e aproximou pessoas que antes seriam inatingíveis tão facilmente.
O número de pessoas na sua rede, pode ser apenas uma métrica de vaidade, porém a quantidade de pessoas relevantes que te seguem e que te leem, isso vai mudar o jogo.
Se fez o dever de casa, adicionou pessoas que tem a ver com a sua solução.
Estas pessoas terão problemas semelhantes.
Isso quer dizer que definiu um nicho, definiu sua persona e adicionou estas pessoas na sua rede, criando conexões com elas.
Pode ser que ainda não tenha engajamento, calma, não se desespere, isso faz parte do caminho que vai ter que percorrer.
As maiores celebridades do LinkedIn, também começaram com uma única conexão e depois foram somando pessoas engajadas.
Entrega, visualização e engajamento
O problema é que quanto mais pessoas entram no LinkedIn, menos suas postagens são vistas.
Digo isso porque estudei sobre isso, vou te dar um exemplo, está trafegando em uma estrada com várias pistas e não tem muitos carros.
O que acontece? Você chega rápido, sem congestionamento e faz uma viagem tranquila.
Era assim há alguns anos nas redes sociais, tínhamos uma pista liberada e sem muito tráfego.
Porém, com o passar do tempo, mais pessoas estão postando nas redes sociais, elevando o número de carros na estrada.
Agora as viagens demoram mais que antes, por muitas vezes não será mais visto, mesmo por quem te segue.
Isso se deu por conta do aumento de pessoas e diminuição da entrega pelo algorítimo, com foco em vender, no caso do LinkedIn, o Sales Navigator e mídia paga.
Quando se coloca grana, sua entrega aumenta, natural, caso contrário, não se justificaria o investimento.
Social Selling Index
No LinkedIn, tem uma coisa que influencia nisso também, falo aqui do SOCIAL SELLING INDEX, uma forma do LinkedIn medir sua atuação na rede.
Escrevi um artigo falando sobre o SSI, veja aqui a baixo.
Clique na imagem ou aqui para ver na íntegra…
Outra vantagem de ter o Sales Navigator é que só o fato de pagar por esta funcionalidade dentro do LinkedIn, já vai aumentar naturalmente suas pontuações.
Hoje, organicamente, ou seja, sem pagar o Sales Navigator, meu índice SSI é 81 para minha área, posso te garantir que isso é bem alto.
Mas, não é isso que vai definir se terei mais engajamento.
O engajamento, tem alguns segredos, vou te contar cada um deles que conheço.
Influencers do linkedIn
Uma das formas de poder virar o jogo é entender como os influencers do linkedin chegaram lá.
Não se trata de nenhum segredo, mas, cada um teve algo em comum.
A maioria dos influencers, escreve em primeira pessoa, sabe qual o motivo?
Isso gera confiança, pessoas engajam com pessoas, o texto fica mais natural.
Como saber o número exato do alcance da minha rede?
Uma coisa que não sabia e que aprendi é que podemos fazer uma busca e saberemos quantas pessoas existem em nossa rede.
Mas, não só os de 1ª, mas, podemos incluir os de 2ª e de 3ª nesta busca.
Quem é assinante do Sales Navigator, tem mais filtros, isso ajuda a ter mais informações sobre empresas, pessoas etc.
Mas, como diz o ditado,
“Quem não tem cão, caça com gato.”
Ao fazer uma busca usando o * vai achar as suas conexões, como coloco ai nesta imagem.
Vou deixar aqui imagens para que possa ver isso na prática.
Mas, quando aplica o filtro para outras conexões, vai ter o número exato de quantas pessoas fazem parte da sua rede.
Marque as opções que deseja saber.
A baixo temos o resultado de toda a minha rede.
Adicionando pessoas nas suas conexões
Outra coisa legal que muitos não sabem é que podemos adicionar pessoas utilizando um QR Code.
Vou deixar umas imagens para que saiba como achar essa função.
Em seguida vai abrir uma nova tela.
Agora vai aparecer este código.