Engajamento no LinkedIn…

Marketing Digital
Engajamento no LinkedIn…

Engajamento no LinkedIn…

Márcio Canto 🏆

Márcio Canto 🏆
CEO na Silício Publicidade | SEMANA DOMARKETING com Márcio Canto de … 
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Venho tentando trazer conteúdos relevantes para minha área de atuação aqui no LinkedIn.

Sei que ser autoridade em marketing e vendas é uma árdua tarefa, assim como o setor de coach, estamos na moda.

Minha História

Atuo nesta área há 11 anos, desde sempre acreditei que o futuro estaria exatamente assim.

Quando criei a minha empresa, dei o nome de SILÍCIO PUBLICIDADE.

Naquela época meu foco já era fazer publicidade pela internet.

Referências

O que acho engraçado é que sempre me deparo com um cara nas primeiras páginas dos buscadores.

Seu nome?

Neil Patel, eita cara porreta para escrever sobre assuntos ligados à marketing digital.

Ainda não ouviu falar dele, sugiro que pesquise sobre qualquer assunto de marketing e vai encontrá-lo pelo Google, inclusive para a palavra “Marketing Digital”.

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Ele atualmente tem 380 112 seguidores, como eu sei disso?

Pesquisei, além dele ser minha conexão de 2ª, ainda não somos de 1ª.

Mas, quem sabe um dia.

Mas, o que aprendi com o Neil?

Primeiro:

Engajamento é uma construção de REPUTAÇÃO, VERDADE e AUTORIDADE.

Para ter milhares, milhões de seguidores, temos de ter esta premissa em mente.

Sua rede no linkedIn

Você sabe quantos seguidores tem porque o LinkedIn te mostra isso…

Mas, sabia que sua rede não é formada somente pelo número de seguidores que tem de 1ª no seu LinkedIn?

Isso mesmo, sua rede é bem mais ampla do que imagina, além dos seguidores que são sua conexão, tem os amigos deles, que geralmente são os de 2ª e ainda tem os de 3ª e o mais legal disso é que pode estar a dois passos de várias celebridades do seu setor.

O LinkedIn, encurtou o caminho e aproximou pessoas que antes seriam inatingíveis tão facilmente.

O número de pessoas na sua rede, pode ser apenas uma métrica de vaidade, porém a quantidade de pessoas relevantes que te seguem e que te leem, isso vai mudar o jogo.

Se fez o dever de casa, adicionou pessoas que tem a ver com a sua solução.

Estas pessoas terão problemas semelhantes.

Isso quer dizer que definiu um nicho, definiu sua persona e adicionou estas pessoas na sua rede, criando conexões com elas.

Pode ser que ainda não tenha engajamento, calma, não se desespere, isso faz parte do caminho que vai ter que percorrer.

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As maiores celebridades do LinkedIn, também começaram com uma única conexão e depois foram somando pessoas engajadas.

Entrega, visualização e engajamento

O problema é que quanto mais pessoas entram no LinkedIn, menos suas postagens são vistas.

Digo isso porque estudei sobre isso, vou te dar um exemplo, está trafegando em uma estrada com várias pistas e não tem muitos carros.

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O que acontece? Você chega rápido, sem congestionamento e faz uma viagem tranquila.

Era assim há alguns anos nas redes sociais, tínhamos uma pista liberada e sem muito tráfego.

Porém, com o passar do tempo, mais pessoas estão postando nas redes sociais, elevando o número de carros na estrada.

Agora as viagens demoram mais que antes, por muitas vezes não será mais visto, mesmo por quem te segue.

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Isso se deu por conta do aumento de pessoas e diminuição da entrega pelo algorítimo, com foco em vender, no caso do LinkedIn, o Sales Navigator e mídia paga.

Quando se coloca grana, sua entrega aumenta, natural, caso contrário, não se justificaria o investimento.

Social Selling Index

No LinkedIn, tem uma coisa que influencia nisso também, falo aqui do SOCIAL SELLING INDEX, uma forma do LinkedIn medir sua atuação na rede.

Escrevi um artigo falando sobre o SSI, veja aqui a baixo.

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Clique na imagem ou aqui para ver na íntegra…

Outra vantagem de ter o Sales Navigator é que só o fato de pagar por esta funcionalidade dentro do LinkedIn, já vai aumentar naturalmente suas pontuações.

Hoje, organicamente, ou seja, sem pagar o Sales Navigator, meu índice SSI é 81 para minha área, posso te garantir que isso é bem alto.

Mas, não é isso que vai definir se terei mais engajamento.

O engajamento, tem alguns segredos, vou te contar cada um deles que conheço.

Influencers do linkedIn

Uma das formas de poder virar o jogo é entender como os influencers do linkedin chegaram lá.

Não se trata de nenhum segredo, mas, cada um teve algo em comum.

A maioria dos influencers, escreve em primeira pessoa, sabe qual o motivo?

Isso gera confiança, pessoas engajam com pessoas, o texto fica mais natural.

Como saber o número exato do alcance da minha rede?

Uma coisa que não sabia e que aprendi é que podemos fazer uma busca e saberemos quantas pessoas existem em nossa rede.

Mas, não só os de 1ª, mas, podemos incluir os de 2ª e de 3ª nesta busca.

Quem é assinante do Sales Navigator, tem mais filtros, isso ajuda a ter mais informações sobre empresas, pessoas etc.

Mas, como diz o ditado,

“Quem não tem cão, caça com gato.”

Ao fazer uma busca usando o * vai achar as suas conexões, como coloco ai nesta imagem.

Vou deixar aqui imagens para que possa ver isso na prática.

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Mas, quando aplica o filtro para outras conexões, vai ter o número exato de quantas pessoas fazem parte da sua rede.

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Marque as opções que deseja saber.

A baixo temos o resultado de toda a minha rede.

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Adicionando pessoas nas suas conexões

Outra coisa legal que muitos não sabem é que podemos adicionar pessoas utilizando um QR Code.

Vou deixar umas imagens para que saiba como achar essa função.

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Em seguida vai abrir uma nova tela.

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Agora vai aparecer este código.

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Agora que já sabe disso, vou deixar um hack para ser usado em eventos, congressos, palestras etc.

De posse deste QR Code, basta pedir para as pessoas acessarem sua página por ele, em seguida pede para localizarem pessoas próximas, lembrando de deixar o bluetooth ativado, isso vai fazer com que todos conectados na mesma página possam se adicionar. Fica a dica.

Mas, isso ainda não é o que engaja as pessoas na sua página, então o que devo fazer para ter mais engajamento no LinkedIn?

Vou te contar mais sobre o que observei.

Tá comigo? Está sendo legal ver estas dicas?

Então vamos em frente…

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Crie relacionamentos

Adicionar pessoas e não criar um relacionamento com estas pessoas é o mesmo que sair na rua e cumprimentar todos com um oi.

As pessoas sabem que você existe, mas, nunca serão suas amigas de verdade.

Para ser amigo é preciso ter um relacionamento, uma conversa, um interesse em algo.

Então, mãos a obra, bora criar relacionamentos com suas conexões.

Isso vai ajudar a ter mais pessoas engajadas nas suas publicações.

Isso que estou fazendo aqui hoje, é o meu primeiro pilar para gerar engajamento.

Por que digo isso?

Porque apesar de sempre estar trazendo conteúdos relevantes para quem atua no meu setor, ainda não tinha parado para escrever um texto grande com foco em engajamento.

Mesmo já tendo escrito vários textos no pulse.

Textos grandes no pulse servem para melhorar o SEO

Então textos grandes, geram engajamento?

Sim e não, para quem tem interesse em melhorar suas postagens e o assunto é relevante, “sim”, para quem acha o texto assustador e não está nem aí, “não”.

Faz parte do jogo, separar o joio do trigo.

Estratégias

Outra coisa que temos de ter em mente são as estratégias.

Que eu quero dizer com isso?

Uma boa prática é falar com quem fala com você, para isso, responda às pessoas que entram em contato com o seu perfil nas mensagens.

Não responda tudo com as respostas automáticas do LinkedIn, converse, use palavras diferentes para as pessoas saberem que está realmente falando com elas.

O que vejo nos dias de hoje é muito CTRL+V e pouco relacionamento “humanizado”.

Lembre-se que do outro lado, tem pessoas.

Hacks

As vezes quando quero dar uma mensagem e não quero ser tão intrusivo, troco meu cargo.

Isso trás várias pessoas a falarem comigo, ai respondo e dou meu recado.

Isso é um pequeno hack usado para falar com as pessoas que me desejam felicitações, sem incomodá-las, apenas respondo agradecendo e mandando um recado.

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Agora o que gera engajamento no LinkedIn?

Uma prática que vejo em quem tem milhares de seguidores é escrever bem.

Escrever bem é fundamental

Não falo apenas de erros de português, mas, as pessoas escrevem sobre problemas do seu nicho, ou do que querem atingir.

As pessoas se identificam com os problemas e engajam.

Algumas pessoas que sigo que são influncers.

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A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas sim, persistência, coerência e habilidade.

Precisa ter em mente que pessoas são curiosas, a curiosidade aguça a leitura.

Aproveite os lançamentos do likedin, isso tende a ter mais entrega

Uma coisa venho reparando ao longo do tempo, postar um PDF aumenta a entrega.

Claro que vídeos ao vivo estão entregando horrores, mas, é um privilégio de poucos por enquanto.

Também, basta abrir o ao vivo que o LinkedIn avisa que está ao vivo, ai fica fácil, mas, manter a audiência conectada é mérito de quem está falando.

Tenho amigos que possuem este privilégio, o Marc Tawil é uma das pessoas que utilizam esta oportunidade com maestria.

Não é atoa que ele tem mais de 400.000 conexões.

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Outra coisa que reparei é que quando dividimos as postagens e comentamos nossas próprias postagens, elas aumentam a visibilidade.

Como eu sei disso?

Testando!

Pensamento Growth

Temos de ter uma mentalidade Growth no LinkedIn, sempre testar as hipóteses, isso faz parte do crescimento e da melhoria do engajamento.

Storytelling

Depois que virou moda falar de storytelling, agora temos uma enxurrada de histórias com a jornada do herói, funciona?

ACREDITO que sim, caso contrário, não teria tanta história triste com final feliz no LinkedIn.

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Marcar amigos

Também reparei que marcar pessoas que interagem com o seu conteúdo é tem relevância para o seu negócio, aumenta a visibilidade das postagens.

Agora entenda, visibilidade não é sinônimo de engajamento.

Para aumentar o engajamento, precisa ser visto, quanto mais pessoas visualizarem suas postagens maior a chance de engajarem, porém o que realmente importa é se sua persona está entre suas conexões e se está falando de algo que a faça engajar.

Se ela enxerga valor no que entrega.

Postagens sem imagens

Postagens sem imagens tem mais visualizações.

Postagens com foco no SEO

Por incrível que pareça, o pulse entrega pouco no quesito visualizações.

Porém com boas palavras-chave ajuda na parte SEO nos buscadores.

Tudo tem seu lado bom e ruim, precisa entender qual é o seu objetivo.

Inbound marketing…

Muitas pessoas sabem o que é isso, porém, só Inbound não é a solução para aplicar o marketing moderno nas empresas.

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Há cerca de dois anos venho desenvolvendo uma metodologia de trabalho, utilizando Inbound e outbound, como estratégias.

Mas, acredite se seu cliente não tem um processo de vendas que siga o mesmo caminho que a estratégia que usa no marketing, como entender o processo como um todo?

Já pensou nisso?

Entregar levantadas de mão, não te traz métricas capazes de demonstrar melhorias em suas ações.

Medir as taxa de conversão das etapas, pode te ajudar a entender os erros cometidos na jornada de compra do cliente.

Entender os motivos de perda, pode te ajudar a melhorar seu produto, buscar saber o tempo de estagnação das etapas, vai te ajudar a entender o ciclo de compra dos seus Leads.

Saber quais ferramentas vai utilizar em cada etapa pode te ajudar a criar seus playbooks de marketing e de vendas.

Saber qual a meta de avanço que pretende para escalar seu negócio, vai te ajudar a definir a sua meta em cada quarter.

Entender o objetivo de cada touch Point com seu lead vai te dar previsibilidade no processo, além de poder criar gatilhos de passagem das etapas para não perder tempo e dinheiro ocupando os vendedores.

Tração

Há algum tempo me posicionei como consultoria de marketing e vendas, já fui uma agência full service, porém, tive muita dificuldade de entregar resultados aos meus clientes.

De nada adianta ter uma Ferrari e querer andar na areia, não terá tração!

Nada pode ser pior que ter as melhores ferramentas, sem saber aplicar as estratégias, montar os processos, demonstrar para cada colaborador sua atuação no processo.

Ter um painel de controle na sua agência, ou empresa, vai te levar para outro nível.

Seu cliente precisa ter o mesmo mindset que você. Caso contrário o barco pode afundar.

Entender de pessoas é fundamental para o sucesso do projeto.

Entendendo das habilidades de cada um, vai poder usar cada peça onde ela se encaixa melhor.

Ter todas as habilidades, ajuda a entender a dificuldade de quem executa cada parte do seu processo, se já passou por aquilo, vai dar valor a quem te entrega resultado.

Nem sempre vai poder ter 11 camisas 10 em campo, o ideal é ter uma equipe que jogue para o time, para o resultado.

Muitas das vezes seu cliente chega crú no projeto, depende de você, levá-lo ao próximo nível.

Quando enfim ele enxergar valor no que você está apresentando, as objeções irão cair por terra.

Foco, mindset, perseverança, antecipação, estratégia, tudo isso faz parte do jogo.

Quem entra para perder, não tem como vencer!

Entre em campo para acertar, mas, entenda, errar faz parte do jogo.

Entenda quem é o seu cliente ideal, acerte seu público e tudo vai ficar mais fácil.

Defina suas metas, busque antecipar os pontos fracos, fortaleça seus pontos mais latentes, exercite seus pontos fortes, demonstre domínio sobre o que quer que faça.

O sucesso é um ponto onde a alça de mira deve estar sempre posicionada, o sucesso, nada mais é que o seu objetivo maior, no caso do marketing moderno, seu sucesso, começa no sucesso do seu cliente.

Quando o foco está em resolver um problema de um cliente, tudo fica mais fácil, faz sentido uma relação ganha, ganha.

Retenção

Com foco nessa relação vai conseguir reter seu cliente, isso é fundamental nos dias de hoje, vender para um cliente que vai ter o CAC igual a zero, já é seu cliente.

Manter o cliente na base, comprando, pode te levar a um crescimento exponencial, sonho de toda empresa, crescer acelerado…

Essa é a minha visão do marketing moderno.

Concluindo

Estas são dicas para que melhore seu engajamento.

foco, mindset, desejo, objetivo, a vontade de vencer tem de estar alinhados em seu pensamento.

Nunca desista do seu sonho.

Busque fazer o que sabe fazer de melhor.

Eduque as pessoas para que elas aprendam com você, isso muda o jogo.

Reciprocidade é um dos maiores gatilhos a serem usados no mundo atual.

O engajamento servirá de prova social, mas, não se trata apenas de ter milhares de seguidores, estes seguidores devem gerar negócios.

Curtidas, compartilhamentos etc. Não pagam as contas.

O que paga realmente as contas é a venda de uma solução de um problema que a pessoa que se engajou com sua postagem tem, é isso que você vai vender para ela poder resolver de vez sua dor.

Espero que tenha te ajudado a pensar mais sobre engajamento.

Já teve alguns insights?

Então comece agora mesmo a usá-los.

E este é o último ingrediente secreto para que um post no LinkedIn tenha um alto engajamento.

Consistência.

Se tiver regularidade, você conseguirá crescentes melhorias. Cada vez que postar com intenção, estratégia e valor, você construirá respeito, ganhará influência e melhorará o seu engajamento.

Qual é a sua experiência com compartilhamentos e posts no LinkedIn? Quais os métodos foram mais bem-sucedidos para aumentar o seu engajamento?