Consultor de marketing digital

Marketing Digital
Consultor de marketing digital

Qual o papel do consultor de marketing digital?

O consultor é alguém que já percorreu o caminho e ajuda as outras pessoas e empresas a alcançarem os seus objetivos.

No caso da consultoria de marketing, podemos entender que atualmente o marketing tem um papel relevante na venda dos produtos, ou, serviços da empresa.

No passado tínhamos o marketing atuando na confecção de campanhas voltadas ao meio físico, em sua maioria impressas, ou, em massa: rádio e televisão.

A medida que a internet veio evoluindo e deixando as pessoas cada vez mais conectadas, isso veio mudando, o que mudou na verdade, foi que antes com o uso dos 4Ps o marketing das empresas estava voltado para a apresentação do produto, o foco estava no preço, praça, produto e promoção.

Atualmente, este foco mudou, cada dia mais o foco do marketing digital, está no problema do cliente. Isso fez com que muitas empresas buscassem uma adequação na sua atuação para vender o produto e o marketing ganhou mais força.

Agora o marketing está sendo visto como o responsável por levar o futuro cliente ao longo da jornada de compra até que ele possa entender sobre o produto (nutrição) e só assim, encaminhado para o setor de vendas para que possa efetuar a compra.

Como é ser um consultor de marketing em Teresópolis?

Todos sabemos que novas tecnologias envolvem investimentos maiores, sejam em ferramentas, ou, seja no profissional que a empresa vai contratar, atualmente existe uma grande confusão na área de marketing.

Digo isso porque generalizaram o marketing e agora existem muitas áreas do marketing que são chamadas de marketing digital.

Eu explico:

O fato de ir a uma rede social e publicar um produto e oferecer uma promoção, é marketing, é digital, porque o meio usado foi o digital, mas, não é “MARKETING DIGITAL“.

Estar presente em todas as redes sociais e ter muitos seguidores, não significa que está fazendo marketing digital. Além de ser uma forma de fazer isso.

Lembra que falei que agora o foco está no problema do cliente?

Para entender para quem devemos publicar, precisamos primeiro entender qual o PROBLEMA  que o nosso produto resolve. Identificando isso, iremos pensar, quem são os nossos clientes ideais, de posse desta informação inicia uma verdadeira estratégia para buscar as pessoas que realmente importam. Dai o entendimento que não é a quantidade, mas, a qualidade das pessoas que insere na sua rede social com base no problema que a sua solução resolve.

Moro em Teresópolis, nasci nesta linda cidade, atualmente atuo como consultor de marketing digital, porém fui buscar conhecimento em vários estados brasileiros para que pudesse entender o funcionamento do marketing moderno.

O marketing digital é apenas uma vertente do marketing, mas, como expliquei a cima, existe uma confusão na atuação do profissional de marketing digital, seja em Teresópolis, ou, no Brasil como um todo.

Quais as habilidades que diferenciam um profissional que atua como consultor de marketing digital?

As diferenças são explicitas, um profissional que faz impulsionamento de campanha em redes sociais, cobrando pela arte dos banners, publicação e administração da conta do cliente, pode ser chamado de profissional com atuação no marketing digital; isso faz parte da estratégia que a empresa deve ter, porém, não é o todo.

Imagine que este profissional faz as campanhas com foco em divulgar o produto do cliente, não te lembra os 4 ps, com foco no produto, marketing antigo.

Já o consultor de marketing digital com o pensamento moderno, tem outro olhar, este olhar está focado no problema do cliente, mas, à luz da empresa, está com foco em gerar uma venda.

Com isso em mente, as ações são coordenadas para atrair pessoas que tem problemas semelhantes e de preferência que estes problemas sejam exatamente o que a solução da empresa resolve.

Neste momento, o consultor moderno, abre a caixa de ferramentas e usa a favor da empresa, utilizando estratégias de inbound e outbound para que possa fazer a venda do produto da empresa, essas ferramentas são tecnológicas, focadas para automatizar os processos, de tal forma que possibilitam o aumento da produtividade com uma menor equipe.

Agora começamos a falar do verdadeiro marketing digital moderno, que tem suas ações voltadas para uma estratégia de aquisição, conversão, educação, relacionamento e venda de um produto.

Qual o papel do consultor de marketing então?

Esta pessoa, já pesquisou as melhores ferramentas do mercado, já as usou, se preparou aplicando todas as técnicas em empresas e sabe os atalhos que podem encurtar os caminhos, já fez muitos testes e com a sua experiência, entende como atingir as pessoas que buscam uma solução para o seu problema.

Esse consultor, entende os passos que devem ser dados, sabe onde encaixar as peças e vai orientar na implantação de tudo que tem que ser feito para obter sucesso no desenvolvimento da transformação digital da empresa. Essa transformação digital tem início na conscientização da equipe envolvida no processo, porque tudo vai depender das pessoas.

O consultor de marketing digital tem que entender de pessoas?

Sim. Isso é primordial para o sucesso da consultoria de marketing digital, porque sabendo o comportamento das pessoas envolvidas no processo, fica mais fácil entender onde buscar as melhores qualidades e posições dos colaboradores no projeto de marketing da empresa.

A direção da empresa tem de estar alinhada com o propósito do projeto, pois, irá espelhar os colaboradores.

O trabalho de coach deve ser pensado para potencializar os envolvidos neste processo. Entende agora como o buraco é mais fundo do que ir na rede social e postar o produto com um banner “bonitinho”? As pessoas que fazem isso, apenas fazem parte de algo maior, mas, o foco não deve estar em mostrar o produto.

Aqui entra a mão do consultor de marketing, ele tem de estar alinhado com o propósito da empresa, assim como todos os colaboradores também necessitam ter o mesmo pensamento.

O consultor de marketing digital tem que entender de processos?

Sim. O processo da empresa é o coração que pulsa para levar a empresa a ter sangue nos olhos. O foco é vender, entender para quem vai vender é fundamental, porém, saber como levar o lead que chega na empresa pela jornada de compra é o que modela o processo da empresa. Essa modelagem, pode variar de empresa para empresa, mas, deve respeitar uma inteligência comercial que deve estar amparada em processos, estes processos servem para gerar as métricas que no futuro devem gerar as KPIs para uma tomada de decisão efetiva e com base em dados gerados ao longo do processo.

O consultor de marketing deve entender de estratégias?

Sim. A alma do sucesso de qualquer ação de marketing está na estratégia aplicada, são as estratégias que irão fazer com que o time tome as ações necessárias para fazer uma venda. Entender de inbound e entregar leads despreparados não significa sucesso no projeto. O projeto tem de ter uma alma, uma essência, um propósito, nesse propósito deve conter o objetivo da empresa, o ideal dos fundadores, a missão da empresa e principalmente a motivação que impulsiona os líderes a manterem a empresa de pé. Sempre buscando adequações e crescimento.

Da mesma forma as estratégias devem estar presentes na atuação outbound, que agora deve ser vista como uma forma de entrada, mas, com o pensamento no problema do cliente, não só em oferecer os produtos comercializados.

Atuando assim estas duas formas devem trabalhar em conjunto, fazendo com que a atuação da empresa tenha vários focos de aquisição, mas, que convergem para uma única ação, resolver o PROBLEMA do cliente.

O consultor de marketing tem que entender de ferramentas?

Sim. As ferramentas servem para automatizar as ações, diminuir o custo de colaboradores e aumentar o alcance e também escalar devido ao alto grau de automação das tarefas que podem ser feitas por ferramentas específicas que entram ao longo do processo. Algumas ferramentas irão auxiliar o marketing e outras auxiliarão as vendas.

Com isto em mente, entender quais ferramentas podem ser usadas, em que momento elas irão interagir com os leads gerados no processo, fará a diferença em ganhar uma venda, ou perder o cliente.

As ferramentas servem para trazer tecnologia para substituir intervenções humanas e acelerar a entrega do que deve ser feito, porém, devemos ter  em mente que nada substitui o atendimento humano, a geração de rapport de pessoa a pessoa, humano para humano, ainda é algo que as máquinas, a tecnologia não conseguiu superar, mesmo que tenhamos a aplicação da inteligência artificial, inserida neste processo, ainda estamos longe das máquinas terem sentimento e entenderem de sentimento.

O consultor de marketing pode orientar na distribuição do conteúdo?

Sim. A forma mais eficiente de acelerar o processo de distribuição dos conteúdos é através da mídia paga. Para isso o consultor, deve entender que existem ferramentas que possibilitam a ampliação da distribuição, troca-se dinheiro por audiência, agora essa troca deve ser focada em pessoas certas, dai a importância de entender para quem queremos vender o nosso produto.

 

 

Concluindo, o consultor de marketing digital é uma peça que vai ajudar a montar o que apelidamos de máquina de vendas, possibilitando ao gestor um painel de controle para que possa tomar decisões baseadas em dados que serão gerados ao longo do processo, entendendo as métricas, achando as KPIs, entendendo as taxas de conversão e medindo a eficácia de todas as ações estratégicas que possibilitam uma melhor distribuição do conteúdo para trazer cada vez mais pessoas que tenham interesse em comprar uma solução da empresa que resolve o problema delas que ao decorrer da jornada de compra entendeu a importância de resolver esta dor para ter uma melhor qualidade de vida, ou para ganhar mais dinheiro, ou, simplesmente para satisfazer um desejo, porque deu valor ao produto que lhe foi oferecido sem que tivesse que ser interrompida por um anúncio, mas sim, IMPACTADA com uma solução ideal para o seu problema.

 

Por Márcio Canto – CEO da Silício Publicidade