A história de uma METODOLOGIA

Marketing Digital
A história de uma METODOLOGIA

Era uma vez um cara de meia idade que aparentemente tinha a vida que pediu a Deus.

Para contar essa história, preciso voltar no tempo…

Em 2017, acordei no meio da noite com uma inquietação no coração, abri o computador, companheiro de uma vida e visitei um site chamado RESULTADOS DIGITAIS.

Ainda não sabia, mas aquele dia ia mudar minha vida, minha namorada já estava acostumada a me ver acordado durante a noite, não que tenha problema em dormir, apenas tenho horários diferentes das pessoas “normais”, rs…

Mas, para contar essa história preciso voltar ainda mais no tempo, em 2007, eu, estudante de direito, cursava a faculdade Tom Jobim na Barra da Tijuca, morava em Teresópolis e arrumei uma forma de descer todos os dias para matar dois coelhos com uma cajadada só.

Anos antes, havia quebrado no meu trabalho no CEASA RJ, em arte por inocência, em pare por burrice e grande parte por arrogância, naquela época era um cara metido, prepotente, achava que era o dono do mundo.

Tinha dinheiro para fazer o que desejava, era visto como um cara que além de muito jovem, ameaçava os tubarões do CEASA, por ter entrada em muitos mercados grandes e fornecer legumes para o Carrefour, Sendas e outros mercados enormes, mesmo sendo muito pequeno se comparado aos grandes atacadistas do mercado.

Não que enxergasse isso naquela época, mas era assim que eu era, em parte pelo meu pai ser um homem bem sucedido e ter muito nome e crédito, por mais de 40 anos ele construiu uma história de sucesso comprando e vendendo legumes.

O que aconteceu, foi que acreditava que todo mundo era honesto, como eu, meu pai e muitos produtores que negociávamos, o problema é que mesmo sendo pequeno, tinha crédito por ser filho do CISO, marca do meu pai no mercado.

Qualquer lote de mercadoria que eu chegasse e colocasse essa marca, ela era respeitada. Digo isso, porque no CEASA, não era o dinheiro somente que mandava e sim a reputação e palavra, não tinha promissória, contrato, nada disso, apenas a PALAVRA.

Muitas vezes chegava em um lote de mercadorias e colocava com um giz o nome CISO e aquilo era suficiente para dizer que havia marcado todas as caixas e ninguém mais mexia naquelas mercadorias, esse era o nível de confiança depositado apenas em 4 letras mal escritas em giz branco que um simples passar de pano úmido poderia apagar.

Mas, quem ousaria fazer isso? Apagar a marca de um homem significava o maior insulto do mercado e da vida, poderia gerar uma briga, até morte já havia acontecido por falta de respeito à uma marca.

Já contei aqui algumas histórias do CEASA, foram 20 anos de trabalho duro e pesado naquele mercado que fica em Irajá no Rio de Janeiro.

Vi muitos tiroteios na madrugada enquanto entregava legumes para os clientes, vi amigos sendo sequestrados, vi assaltos, pessoas morrendo por uma calota de pneu de carro, era uma vida difícil, de um lado abundancia de dinheiro, de outro uma vida arriscada e cheia de perigos rondando a espreita de uma desatenção para ser tocaiado e roubado, já que andava com os bolsos recheados de dinheiro da venda de legumes.

Quebrei por vender em confiança para pessoas que não nos pagaram. Simples assim!

DIAS PERDIDOS

Depois de vender grande parte do nosso patrimônio, pagar as dívidas, resolvi iniciar uma nova vida!

Pensei comigo, vou fazer “direito”, assim não preciso depender de ficar cobrando ninguém, faço minha parte o Estado me paga, vou ser juiz, com este pensamento fui fazer meu primeiro vestibular na vida, aos 38 anos de idade.

Passei, um amigo que era dono de uma empresa de ônibus, me ajudou e me deu um emprego, ia ser o representante da direção na implantação da ISO 90001 da empresa.

Só fiquei sabendo que isso era ser o “bucha” do consultor depois de muito tempo ralando para dar certo a implantação na empresa.

Não reclamo, aquele trabalho me ajudou a começar meus estudos e aprender coisas novas, na faculdade meu CR era o maior da turma, muito em estar motivado a ser Juiz, sabia que precisava ser o melhor para sobressair naquele mercado.

Mas, nem tudo eram flores, andava de ônibus, ainda bem que de graça, porque trabalhava na empresa, porque a grana na época era curta.

Tinha vendido carro, moto e nem uma bicicleta eu tinha mais. Foi ai que aprendi metodologias, PDCA, normatização, conceitos para implantar a ISO, aquilo era tudo muito novo para quem só sabia de legumes.

Mas, sempre fui um cara interessado em informatica, entendia de corel draw, sabia usar vários softwares e aquilo me ajudou muito a montar a estrutura documental da ISO 9001/2000.

Enquanto fazia as coisas da empresa, sobrava tempo para estudar, dai o CR da faculdade ser tão alto, tinha tempo para aprender. Confesso que as vezes tinha sorte.

Um dia não tinha estudado para a prova de filosofia, nem sabia ao certo o que seria a matéria, ai, fui fumar um cigarro do lado de fora da sala, lá estava o professor de filosofia, enquanto conversávamos, chegou uma amiga e fez duas perguntas ao professor, ele ficou resiliente em responder, mas devido a insistência dela, ele falou uns 5 minutos sobre a dúvida dela.

Fomos para a sala de aula, lá chegando ao ver a prova, haviam duas perguntas, adivinha, isso mesmo, as duas perguntas que minha amiga fez ao professor.

Moral da história, em 15 minutos, escrevi o que lembrava que ele havia falado para ela e minha nota foi 9,8 naquela prova.

Apenas escrevi tudo que o professor respondeu para ela e o curioso, ela tirou 6,5, deve ter se confundido por ter estudado tantas coisas, faz parte!

Tudo ia caminhando bem até que meu patrão, AMIGO, me chama para sair de férias e viajar com ele para a região dos lagos que muitas vezes fez parte da minha vida.

havíamos ganhado a certificação da ISO naquele ano, eram mais de 400 funcionários treinados e preparados para a certificação, foi um ano duro de trabalho, mas sabia que por ser uma empresa de família e o pai dele ser duro, aquilo não ia dar certo.

Foi exatamente isso que aconteceu, depois de um mês na praia, retornamos e lá estava minha demissão sobre a mesa.

Pensei, agora como vou pagar a faculdade?

Eis que esse meu amigo, mais um outro grande amigo me fizeram uma proposta, me pediram para montar um escritório no Rio para vender os peixes da fazenda que o dono da empresa de ônibus tinha em Tocantins, criavam tambaqui, um peixe de água doce que a cada vez que tiravam do lago vinham 8, 9 toneladas de peixe.

Tratava-se de uma fazenda enorme com lagos repletos de peixes. Lá fui eu, mais uma vez tentar algo novo, abri o mercado vendendo para muitos restaurantes no Rio de Janeiro, morando na sala no Barra Space Center, um prédio comercial na Barra da Tijuca e fazendo minha faculdade no Tom Jobim.

Depois de um tempo fazendo isso, encontrei uma feira no freeway que vendia roupas e haviam pessoas de Teresópolis que faziam este trajeto todos os dias, foi ai que descobri que tinham mais destas feiras, uma em Botafogo e outra em Copacabana.

Como minha mãe tinha uma malharia e fazia roupas em tricô, vi uma oportunidade de vender roupas, descer para estudar no Tom Jobim, polo da faculdade Estácio de Sá, onde poderia dar sequência aos meus estudos.

Naquele momento já estava vendendo 10 toneladas por mês de peixes para os restaurantes do Rio. Foi então que o pai deste meu amigo resolveu fazer uma reunião para falar sobre o desperdício de peixes, vendidos para os supermercados do Rio.

Só que o peixe vendido para os mercados, não eram vendidos pelo escritório do Rio e sim por um outro vendedor que tinha uma parceria com a fazenda. Moral da história, mais uma vez por intervenção do pai o negócio foi para o espaço.

Resolvi então que iria montar stands de roupas nas feiras, assim o fiz, aproveitava a van que ia de Teresópolis para as feiras todos os dias montei 3 stands de roupas e continuei meus estudos…

A GRANDE IDEIA

Muitos acham que para ter sucesso, precisa de uma grande ideia, isso pode até ser verídico, porém, aprendi a duras penas que só a ideia não é sinônimo de sucesso.

Agora já estou falando do início da Silício Publicidade, foi aqui que idealizei um guia de profissionais que nada mais era que um site onde as pessoas poderiam encontrar os profissionais de Teresópolis.

Com R$ 30,00, dinheiro que comprei o domínio guiadetere.com.br comecei minha jornada de empreendedor digital, esse site me rendeu milhares de reais e foi o responsável por estar aqui hoje.

Vendia anúncios em banners no site isso em 2007, naquela época a visão de internet não era a que temos hoje, era complicado explicar para as pessoas que aquele era o futuro do marketing. Mas, consegui aprender “autodidatamente” a fazer os sites e achei uma nova profissão, depois de algum tempo trabalhando no Rio e vendendo roupas, finalmente poderia fazer algo que realmente amava fazer, sem que fosse necessário viajar, montei um home office e fui à luta, construí muita coisa com trocas advindas de sites desenvolvidos para parceiros. Ganhava um bom dinheiro, sem despesas praticamente, morava no trabalho, só que desta vez em uma casa confortável.

Finalmente cheguei naquele dia que acordei no meio da noite!

Comprei um ingresso VIP para ir ao RD SUMMIT 2017, ali mudaria totalmente meu destino mais uma vez, sentia aquilo no ar, mas não tinha ideia do que viria pela frente.

 

Clique no banner para participar da MENTORIA DASHBOARD DO MARKETING.

VAMOS JUNTOS?

Recebi uma chamada da farmer da RD, ela me perguntou se eu era uma agência de marketing, respondi que sim. Dai ela me disse que se eu fechasse uma conta, poderia chegar lá como representante da RD e acessar mais lugares que só eram permitidos para parceiros.

Prospectei 20 dos 200 clientes que atendia e fechei 3 contas. Cheguei lá como parceiro da Resultados Digitais. Quando retornei e fui aplicar o que havia recém descoberto nestes clientes, descobri que não tinha processo, que meus clientes também não tinham e aquilo estava fadado a dar muito errado.

A VIRADA DE CHAVE

Na volta de Florianópolis para o Rio, sentei ao lado de um cara que iria despontar no nosso mercado como especialista em vendas, seu nome: Thiago Reis, depois de uma conversa com ele, comecei a seguí-lo no linkedin.

Ali, eu não sabia, mas iniciava a construção da METODOLOGIA DASHBOARD DO MARKETING.

Foi estudando o Thiago e indo em eventos de marketing e vendas pelo Brasil a fora que comecei a conhecer o meu mercado, sempre tive o foco de ir em eventos para conhecer os palestrantes e aprender o que eles faziam de melhor, assim se constrói uma metodologia, juntando vários conhecimentos e colocando eles em ordem para que possa replica o que aprendeu.

Nesta caminhada de mais de 3 anos, conheci muita gente que fez esse mercado crescer. Vi o Edu Costa criar a Linkedyou, ví o Conrado Adolfo refazer a metodologia 8Ps, o Natanael Oliveira vender todos os dias na sua metodologia de copywriting, o Thiago criar a Growth Machine, o Gustavo Caetano, migrar a SAMBA para uma plataforma de educação, a Rock Content, comprar empresas no Brasil e fora do país, vi o Érico Rocha transformar o mercado de infoproduto com o 6 em 7, assisti as primeiras aulas do Pedro Sobral que construiu uma comunidade que rendeu milhões para falar de mídia paga, vi o Raphael Lassance criar um negócio na crise que rendeu mais de R$ 25,000.00 de fee mensal, me tornei parceiro da RD e vi a empresa decolar para voos por oda a America latina, conheci o Dennis Yu em um curso, também estive com o Sean Ellis em BH, estive com Aaron Ross no Rd Summit 2019, onde pude conversar com ele sobre a minha metodologia e comprovar que o troféu é muito parecido com a ampulheta, visão nova do Aaron sobre o funil, Vi também o Raphael Rez se tornar sócio da monetizze, além de já ser sócio da Nova escola de marketing, acompanhei o crescimento da Exact Sales, mudando de sede novamente para abrigar o maior número de colaboradores, assisti o Kayuá, saindo da Exact para se tornar Diretor na Moskit CRM, vi a mudança de plataforma da Econodata ser refeita para ter uma melhor navegação, desenvolvida pelo Flávio, Paulo Krieser e equipe, além de ver a Ramper do Ricardo, a Reev do Vinícius e a Meetime, dos Diegos crescendo dia a dia, me associei à Clint Hub e assisti a mudança de posicionamento deles de agência para um hub de ferramentas, segui o Jonatas que colocou a Dinamize em vários países como uma ferramenta de automação, assim como o desenvolvimento da lead lovers no mercado, enfim, estudei cada uma destas empresas e de muitas outras.

Estudar as PESSOAS me ajudou a entender como fazer as coisas funcionarem de forma harmônica.

PESSOAS

Agora a grande mudança veio quando entendi que precisamos entender de PESSOAS, mais ainda, ENTENDER DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS.

Entender de nós mesmos, isso sim é importante, aprendi que precisamos nos livrar das crenças limitantes, isso pode mudar o resultado na sua vida.

Aprendi que entender do comportamento das pessoas é o que nos faz vender para elas, além de criar um relacionamento saudável com o time em muito vai se dar em entender o comportamento de cada indivíduo.

Aprendi que aprendo muito mais ensinando…

Isso se deu a passar o que aprendo para as pessoas, entendi que quanto mais eu ensino, mais eu aprendo, isso me motiva a estar aqui sempre compartilhando conhecimento com as pessoas.

Nesse momento, busquei mergulhar em mim mesmo e entendi que aquele cara arrogante do passado, deu lugar a alguém que tem hoje um propósito definido que está ligado à ajudar as pessoas a serem melhores em suas vidas, contribuindo com o meu conhecimento na minha área para ajudar as empresas a fazerem uma transformação digital partindo de uma premissa de mudança pessoal.

PROCESSOS

Percebi que ter processos definidos vai ajudar a empresa a chegar nos resultados mensuráveis por dados, atualmente mensurar dados é a maior arma de uma empresa para que seu gestor tome decisões com base nestes dados e métricas importantes na empresa.

Aqui ao desenvolver a METODOLOGIA DASHBOARD DO MARKETING, entendi que as taxas de conversões são KPIs importantes para se ter previsibilidade no processo.

Saber como é a jornada de compra do cliente, vai ajudar a montar o processo de cada empresa, mas, esse processo não é feito como uma formula mágica, existem adequações, cada empresa tem suas peculiaridades.

A jornada de compra do cliente vai ajudar a desenvolver os processos da empresa!

Os processos são responsáveis por conduzirem o foco da empresa para o objetivo final, sem direção qualquer lugar seve, com direção, poderá acelerar para atingir o resultado mais rápido. Sabendo onde quer chegar, fica mais fácil manter o foco lá na frente.

Aqui posso nitidamente dizer que para montar um painel de controle (dashboard) do marketing da sua empresa, precisa definir as regras do jogo, isso é o processo, ele vai nortear as regras do jogo. Como a sua empresa deve seguir as diretrizes para achar os melhores caminhos de atingir o alvo que deseja.

ESTRATÉGIAS

Seguindo o raciocínio de desenvolvimento da metodologia me deparei com as estratégias, entendi que não é só inbound, ou indicação, ou outbound, mas um conjunto de ações que executadas de forma consciente nos levam a resultados melhores.

Traçar e entender onde aplicar cada estratégia vai ajudar a chegar no melhor que cada uma oferece para atingir os resultados desejados.

A estratégia de inbound marketing, pode ser aplicada de várias formas, porém as ferramentas de automação de marketing estavam ligadas ao envio de e-mails, isso tem resultado comprovadamente efetivo porém deixava alguns gargalos quando as pessoas não abriam os e-mails, atualmente estes gargalos são fechados com outros canais de comunicação, seja por whatsapp, telegram, mensagens de sms, mensagens em redes sociais, telefone, calls, pessoalmente etc. Tudo está em constante modificação, as ferramentas estão se adequando aos canais existentes para fechar estes gargalos. Ainda não podemos contar com uma que tenha todos estes canais nativos, porém algumas se especializaram em cada um deles e fazem integrações que ajudam a fechar estas portas e melhorar a comunicação com os leads.

Na estratégia outbound, atualmente buscamos ser menos interruptivos e fazer uma aproximação mais voltada a educação e pesquisa para gerar valor em um contato inicial para não deixar o gelo prevalecer, quanto mais sabemos do lead, mais fácil fica para gerar o rapport necessário para inicio de uma longa amizade e de confiança.

Nada supera uma indicação, ao sermos indicados para prestar um serviço, isso já nos coloca em uma posição de superioridade perante o contratante, ele já chega com varias objeções sanadas e fica mais fácil executar uma venda.

A melhor estratégia é aquela que testou e deu certo, tendo em mente que pode mesclar entre as existentes e melhorar o resultado.

FERRAMENTAS

Aqui a tecnologia tem ajudado e muito no desenvolvimento do marketing moderno, hoje podemos contar com um arsenal de ferramentas para ajudar na captação, comunicação e acompanhamento das estratégias utilizadas nos processos das empresas.

Para começar, uma ferramenta fundamental é a de automação de marketing, onde podemos ter várias fases sanadas em um único lugar.

As ferramentas são todos os aparatos tecnológicos utilizados para o desenvolvimento do marketing moderno.

Outra ferramenta indispensável para quem trabalha com vendas é o CRM, onde pode acompanhar o atendimento ao cliente fazendo inúmeras ações e registrando os passos para mensurar as métricas, ciclo de compra, tempo de atendimento, anotar as passagens mais importantes, colocar gatilhos e acelerar o processo de marketing e venda.

Ainda podemos contar com inúmeras empresas que desenvolveram softwares e sistemas para serem utilizados de forma integrada, ou não, auxiliando no desenvolvimento dos projetos das empresas que utilizam o marketing de forma eficiente e de crescimento acelerado.

A mentalidade growth está cada vez mais enraizada nestes processos, onde a experimentação é palavra de ordem.

O centro do marketing moderno agora é focado no problema do cliente e não mais no produto.

DISTRIBUIÇÃO

Entendi que para que o conteúdo que criamos chegue para mais pessoas verem, precisamos usar as mídias pagas para ajudar na entrega, claro que sem esquecer de fazer a parte orgânica também que serve de memória do que fazemos, já que na mídia paga quando acaba o dinheiro, perdemos a memória do que criamos.

Entendi que encantar o cliente deve ser uma premissa em qualquer empresa moderna, pois dele vai derivar a sobrevivência da sua empresa.

A distribuição é a responsável pela divulgação e propagação das ideias da empresa pra um número maior de pessoas que podem vir a ser futuros clientes do seu produto/serviço.

Distribuir os conteúdos, seja por mídia paga, ou de forma orgânica, passou a ser vital para qualquer empresa.

Dai a importância de estar presente na internet, nas redes sociais, nos blogs, nos buscadores, nos sites, na mente das pessoas, aqui já estamos chegando no marketing de perseguição, onde ao menor toque com a sua empresa o lead é impactado com inúmeras formas de campanhas e contatos futuros.

Quando visita um site, saiba que vai ser impactado com uma campanha, quando assiste um vídeo por 3 segundos, também pode sofrer este impacto, ao fazer uma pesquisa por uma palavra chave também sentirá este impacto, agora seus hábitos são importantes para criação de campanhas de marketing, acredite, você é impactado(a) todos os dias e por várias horas ao dia, pelo marketing.

CONCLUSÃO

Assim posso contar em poucas linhas uma vida dedicada a entender sobre o mercado onde atuo. Este caminho nem sempre foi feito de vitórias, dai o motivo de comemorar todas as pequenas vitórias construídas com muito sacrifício e esforço ao longo dos anos.

Para se criar uma metodologia é necessário muita dedicação, estudo, resiliência, superação e aprender a ser antifrágil diante das dificuldades e obstáculos que serão impostos ao longo do caminho.

A resiliência vai moldar a vontade de obter sucesso, só que deseja com todas as suas forças vai chegar onde sonhou!

Definir um propósito, vai ajudar a alinhar o pensamento e manter o foco onde deseja chegar. Não caia nas ciladas de ofertas que te desviem do seu objetivo, isso só vai te fazer perder tempo.

Se deseja GANHAR TEMPO, busque aprender com quem já trilhou o caminho e vai te ajudar a chegar mais rápido com menos desperdício de energia em coisas que não funcionam.

Espero que tenha conseguido passar para vocês que estão lendo este artigo como se constrói uma metodologia, existem muitas outras coias a dizer, afinal de contas como definir uma história de 13 anos em um artigo, seria muita pretensão da minha parte, mas tenho certeza que ao olhar para a METODOLOGIA DASHBOARD DO MARKETING agora terá uma visão mais ampla do que ela representa.

Estou apenas no caminho para atingir meu propósito, se tudo que leu até aqui pode te ajudar em alguma coisa, fico feliz porque é esse o meu sonho, tornar a vida das pessoas melhor.

Vamos juntos?