A importância do site voltado para conversão!

Marketing Digital
A importância do site voltado para conversão!

A importância da conversão no marketing moderno.

Esse é o serviço que um  web design precisa ter em mente.

Algumas pessoas chegam até a minha empresa e me questionam:

Tenho que ter um site?

_ SIM.

 

Mas, não posso fazer uma página no facebook?

_ Deve.

 

Então se tenho uma página que tem mais interação que o site, para que ter um site?

_ Para que seu site supere as redes sociais, precisa ter em mente que tudo deve estar voltado para CONVERSÃO.

 

Que raios é isso?

A definição nua e crua nos dicionários é:

Significado de Conversão

substantivo feminino Ação ou efeito de converter ou converter-se.

Quando uma coisa passa a ser outra; transformação.

Ação de alterar e/ou modificar um sentido, caminho e direção.

Ação ou efeito de mudar de religião (opinião, ponto de vista, hábitos, costumes etc).

Etimologia (origem da palavra conversão). Do latim conversio.onis.

 

Sinônimos de Conversão

Conversão é sinônimo de: substituição, mudança, transformação, redução, transmutação

 

Significado no Marketing

Forma de transformar uma pessoa interessada em alguma coisa relevante, em LEAD.

Basta preencher um formulário que já será considerado LEAD e com isso efetuamos uma conversão.

A conversão de um simples INTERESSADO em LEAD.

Respondendo a questão de ter um site ou uma página no facebook. Plantar em terra alheia pode te trazer problemas, concorda?

Já aconteceu no passado e pode se repetir no futuro, o mundo digital, se modifica constantemente, quem aqui lembra do ORKUT, conheço pessoas que perderam milhares de reais porque seus negócios estavam todos baseados no ORKUT.

De uma hora para outra, o Orkut fechou e ai, cadê o seu negócio? Foi para o espaço.

Agora que entendeu que precisa ter um site, que ele deve estar voltado para conversão, vamos falar mais um pouco como isso deve acontecer.

 

Como converter INTERESSADOS em LEADS?

_ Agora a coisa começou a esquentar, não é apenas uma simples ação, mas sim, um conjunto de ações que visam converter um interessado em um novo COMPRADOR.

Então o lead é o comprador?

Exatamente isso.

 

Mas, qual a diferença entre lead, comprador e cliente?

_ Pense assim:

Lead = Interessado que fez uma conversão.

Comprador = Lead que efetuou uma compra.

Cliente = Comprador que adquiriu mais de um produto ou serviço.

 

Agora eu entendi, mas, como converter o interessado?

_ Primeiro de tudo, precisa entender que para alguém ter interesse em alguma “coisa”, precisa mostrar esta “coisa” para o mundo.

Então que “COISA” é essa?

_ Pode ser seu site, pode ser uma matéria, um e-book, um infográfico, uma planilha, uma dica, um vídeo, um comentário, um artigo, um formulário de contato, um pop up, um atendimento via chat, chatbot, um blog, em uma busca nos buscadores (SEO), enfim, temos inúmeras formas de atrair os interessados.

Ai está o segredo, ATRAIR,  no marketing moderno chamamos isso de INBOUND MARKETING.

Uma forma de atrair as pessoas para criar um relacionamento.

Hum, to entendendo, mas, o que o site tem a ver com isso?

_ TUDO!

Para que entenda a importância do site voltado para conversão precisamos enumerar algumas formas de converter os interessados.

Vamos a elas:

  1.  Desenvolver o site.

  2. Quais as formas de conversão que devem estar presentes nos sites?

  • Formulários, de preferência integrados a uma ferramenta de automação;

  • Pop Up, de meio de página e de saída, integrados a uma ferramenta de automação;

  • E-books linkados a landing pages;

  • Redes sociais direcionado para o site, se possível, integradas ao site;

  • Pixel do facebook ads instalado no código;

  • Pixel do google ads instalado no código;

  • Analytics instalado no código, para gerar métricas;

  • Chat online integrado à ferramenta de automação, de preferência que tenha um chatbot para atendimento offline;

  • Blog com matérias direcionando para landing pages;

  • SEO no código, utilizando as keywords para otimização para os buscadores encontrarem o site;

  • Matérias contendo topic cluster para ajudar os buscadores a entenderem seu conteúdo;

  • Whatsapp em forma de link para conversão imediata em contato;

  • e outras.

 

Mas, como fazer o meu site ser encontrado?

_ Existem formas para fazer a divulgação do site, essas podem ser orgânicas e pagas.

As formas orgânicas serão feitas em redes sociais, em otimização do site para os buscadores, que chamamos de SEO, onde utilizamos as palavras-chaves para cada site especificamente, através de indicações de clientes que chamamos de referral, divulgando em mídias impressas, cartão de visitas, folder etc. Além de outras que falaremos no futuro.

As formas pagas serão feitas gerando tráfego pago principalmente.

 

Mídias pagas

Aqui o jogo começa a ser jogado.

Temos o facebook ads, o google ads, o linkedin ads e outras.

Vamos nos ater ao facebook e ao google.

No Facebook ADS temos o gerenciador de anúncios, nele podemos criar campanhas com vários tipos de públicos.

Podemos direcionar estas campanhas para vários lugares diferentes. E também fazer vários tipos de campanhas com focos diferentes, o mesmo acontece no google ads.

Ai entra uma forma de criar públicos que visitaram seu site, como sabemos que as pessoas visitaram o site?

Temos um X9, gíria para caguete.

Este é o pixel instalado no código do site, ele é o responsável por identificar os visitantes e com esta informação poderemos criar públicos para fazermos as campanhas de REMARKETING.

Além desta forma de criar públicos, temos também a de quem interagiu com as suas páginas nas redes sociais, temos as pessoas que interagiram com seus vídeos, temos a forma de criar públicos que possuímos os e-mails, a de interesses, de semelhantes que chamamos de lookalike, enfim, precisaria de um curso para explicar tudo isso.

Não cabe em uma matéria, mas o que precisa ter em mente é que tudo vai depender da sua forma de ver a conversão no site.

De nada adianta tudo isso se não tem uma forma de converter estas pessoas interessadas em leads, ou pelo menos que possa criar públicos e pague para aparecer para estas pessoas através da criação de campanhas, entender que preparar o site é uma parte primordial quando queremos vender um produto, ou serviço para quem entra em contato com o nosso site vai mudar o jogo.

Finalizando!

Concluindo, precisamos ter em mente que ter um site nosso, sem plantar em terreno alheio, vai nos fazer ser donos das ações e estar no controle do que fazemos.

Ter um site voltado para conversão é o primeiro passo rumo ao sucesso da sua empreitada para vender um produto, ou um serviço para o seu futuro cliente.

Entender as formas de converter os interessados seja organicamente, ou pagando vai mudar a forma das pessoas interagirem com a sua empresa e divulgará o seu site.

Ai está uma pequena parte de tudo que deve fazer para converter os visitantes do seu site.

Essa é:

“A importância do site voltado para conversão!”