10 anos < que 6 meses!

Marketing Digital
10 anos < que 6 meses!

Olá, hoje vim aqui fazer um BALANÇO dos meus últimos 6 (seis) meses!

Há 10 anos atuo na área de MARKETING DIGITAL,  WEB DESIGN, PROPAGANDA E PUBLICIDADE, mas mesmo com todo esse tempo, posso dizer que estes últimos 6 meses foram parte de uma grande revolução. Passei por um processo de mudança de mente e principalmente sobre a forma de enxergar toda essa TRANSFORMAÇÂO DIGITAL que está acontecendo no MARKETING em todo nosso país.

Descobri que para VENDER preciso do MARKETING, para fazer MARKETING DIGITAL preciso entender de PESSOAS, para entender de pessoas preciso ESTUDAR, LER, OUVIR, VER e muito mais coisas ao mesmo tempo.  E ainda mais, tudo isso em pouco tempo para não ficar fora do MERCADO!

Descobri FERRAMENTAS para implementar os processos, ESTUDAR estas ferramentas, CRIAR novas campanhas com foco na JORNADA DE COMPRA, utilizando todas as armas da LINGUAGEM para achar os GATILHOS MENTAIS para ATRAIR os LEADS.

Depois ainda precisaremos CONHECER as DORES e os SONHOS destes LEADS utilizando um modelo de comunicação ideal. Ai então poderemos nos RELACIONAR com eles até que possamos entender suas DORES ou desejos (sonhos).

Feito isso já podemos mostrar o PROBLEMA PARA OS LEADS e então CONSIDERAR A SOLUÇÂO, caminhando com eles até a DECISÂO DE COMPRA. Só neste momento poderemos entregá-los ao setor de VENDAS. E este é que vai, caso não efetue a VENDA, RECLAMAR da QUALIDADE do LEAD.

Em meio a este turbilhão de informações e coisas para APRENDER, tenho meus clientes. Neles estou implantando um sistema novo de MARKETING DIGITAL; alguns deles nem SITE tinham, tivemos que desenvolver e depois implantar o sistema para operar junto aos sites. Sempre ESTUDANDO técnicas, APRENDENDO a postar imagens com melhor qualidade, ESCUTANDO quem sabe mais que eu, tentando juntar os pontos. Tendo ideias a todo tempo e até mesmo, montando um CURSO para ensinar para as pessoas como devem fazer melhor o MARKETING DIGITAL nas suas empresas.

Ao mesmo tempo fui buscar conhecimento com pessoas que já fazem isso com expertise atualmente, meus melhores amigos de hoje: THIAGO REIS, TALLES, CAMILA PORTO,  RENATO HIRATA, AARON ROSS, ERICO ROCHA, HENRIQUE CARVALHO,  MARCELO TRIGO, GIL GIARDELLI, FABIO RICOTTA, MARTA GABRIEL, FELIPE MOREIRA, RAMON TESSMANN, ANA TEX, NEIL PATEL, JAY BAER, DAVE CHAFFEY, RAND FISHKIN, RYAN DEISS, PAM MOORE, JON LOOMER, DR. PETE MEYERS, JON MORROW, JEFF BULLAS… Ufa!!!!   E perdoem os que não consegui relacionar.

Escrever e pensar anda ficando complicado para tantas ideias e mentes dominando os pensamentos. Cada um deles tem sua visão própria, mas o que é extremamente relevante é que todas se convergem em opiniões em comum!

Precisamos criar uma PERSONA para as campanhas de MARKETING DIGITAL.

Todos relatam que o que manda na verdade é VENDER, que a venda está tecnológica, que precisamos usar vários CANAIS DE MARKETING, que precisamos aprender sobre como as pessoas PENSAM, AGEM, ESTÃO e mais ainda COMO AS PESSOAS ACHAM E PENSAM NA HORA DE COMPRAR ALGUMA COISA!

A cada dia que se passa a informação está mais aberta, o CLIENTE busca mais por PREÇO, PRODUTO e muito mais informação dentro de uma loja onde esteja efetuando uma compra e o mesmo processo se repete no processo de compra pelo telefone.

Enfim amigos, sei que estou no caminho certo, sei que estou criando um futuro para a SILÍCIO PUBLICIDADE, mas entendam, se ficarem de fora desta nova REVOLUÇÃO, estão fadados a um possível fracasso!

O mundo mudou, o modelo de compra mudou, a vida mudou. As redes sociais mudaram o mundo, a internet mudou o mundo, as ferramentas que fazem esses milagres estão mudando o mundo. Os CHATBOTs vão mudar o mundo mais ainda e a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL veio para ficar.

PREPARE-SE e prepare sua empresa para o futuro, não se trata de uma onda momentânea, se trata de uma REVOLUÇÂO comparada a todas as revoluções anteriores, INDUSTRIAL, etc… A vida moderna não tem espaço para amadorismo, precisamos nos PROFISSIONALIZAR cada vez mais para COMPETIR neste mercado.

As empresas estão traçando estratégias cada vez mais ágeis para ATENDER O CLIENTE, instalando PRÉ-VENDAS e montando equipes de pré-vendedores em seus processos. E daqui para frente, se optarmos por ficar apenas esperando o cliente Passar para ver uma vitrine, podemos concluir ser mais fácil pegar uma cadeira e nos sentar, até que ele chegue.

O processo se inverteu, não se esqueça, o CLIENTE está a espera de quem chegará mais rápido até ele para que possa tomar sua decisão de compra!!

Saia na frente da sua concorrência, busque informação, entenda seu CLIENTE, se RELACIONE com ele, esteja presente nas REDES SOCIAIS, prepare seu SITE para ATRAIR CLIENTES NOVOS (LEADS), ANALISE seus processos, invista em MARKETING DIGITAL. Não importa se fará opção pelo INBOUND, OUTBOUND, “AlLBOUND”, mas comece a mudar seu modo de se relacionar!

As empresas que se apresentarem de forma INOVADORA daqui para frente,  terão um diferencial em relação ao seu concorrente. Toda essa máquina de vendas está evoluindo e se modificando, quem ficar só olhando certamente  ficará fora do mercado.

E ainda temos um grande recurso, buscar GATILHOS MENTAIS para convencer seu cliente a COMPRAR PRODUTOS OU SERVIÇOS de QUALIDADE que RESOLVEM a DOR ou REALIZAM o SONHO. Isso pode ser feito baseado em técnicas que utilizem as percepções das pessoas, tais como RECIPROCIDADE, CONTRASTE, ESCASSEZ, COERÊNCIA, COMPROMISSO, CONFORMIDADE, AUTORIDADE e então fazemos a OFERTA IRRESISTÍVEL.

Tudo isso é apenas a obrigação de fazer o dever de casa do PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL, de hoje!

Texto:

Márcio Canto

CEO da Silício Publicidade